Evento “Biodiversidade em São Paulo 2021” é incluído no Programa All4Climate, da Itália, que dialoga sobre os desafios da crise climática

Integração entre os países ajuda a cumprir os objetivos do Acordo de Paris de redução do aquecimento global

Discutir e provocar estratégias para enfrentar as mudanças climáticas estão na diretriz do Programa “All4Climate”, promovido na Itália e, com mediação da Secretaria Municipal de Relações Internacional, terá a participação brasileira com o evento on-line “Biodiversidade em São Paulo 2021”, no canal do YouTube da SVMA (Secretaria do Verde e do Meio Ambiente).

O “Biodiversidade em São Paulo 2021” será realizado no dia 30 de setembro e terá uma programação extensa das 9h30 às 17h30. A apresentação inicial terá filmes institucionais e a abertura contará com representantes das Secretarias do Verde e do Meio Ambiente e de Relações Internacionais.

Na parte da manhã, o Doutor em Ecologia pela UNICAMP, Rafael Dias Loyola, do Painel Brasileiro de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, abordará a convenção da Biodiversidade e as cidades, as relações com o bem-estar humano, com foco nos biomas do país. Roberta del Giudice, Secretária Executiva do Observatório do Código Florestal falará sobre o Projeto de Lei 2510/19 a respeito de áreas de preservação permanente no perímetro urbano e nas regiões metropolitanas. A gestão de áreas verdes em São Paulo realizada pela SVMA será explanada pela Coordenadora de Gestão de Parques e Biodiversidade Municipal, Tamires Carla de Oliveira.

À tarde, o coordenador da Rede Nossa SP, Jorge Abrahão, irá destacar as demandas sociais pela biodiversidade, de modo a apoiar a gestão pública na formulação de políticas mais inclusivas ligadas ao meio ambiente. A mudança do clima e a biodiversidade serão o tema da fala do Doutor em Botânica, Giuliano Locosselli, do Instituto de Estudos Avançados da USP. Denise Duarte, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, explicará a importância do conforto ambiental na cidade. O epidemiologista da Secretaria Municipal de Saúde, Eduardo de Masi, abordará a questão do biomonitoramento: a experiência do controle da febre amarela.

Resultado da parceria da Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas com outras sete organizações, a Aliança Bioconexão Urbana terá um espaço para destacar a promoção do desenvolvimento sustentável brasileiro por meio de estratégias para mitigar os efeitos das mudanças climáticas nas cidades e como enfrentar os desafios urbanos. E a última apresentação antes do debate de encerramento será sobre a biodiversidade e a (in)justiça intergeracional - com a jornalista Ana Pinho, mobilizadora da Coalizão pelo Clima, que atua na construção coletiva em formas de luta frente à crise climática, e também com o engenheiro florestal pela Universidade Federal de Sergipe e coordenador da Rede Global de Juventudes Pela Biodiversidade – GYBN, Frances Andrade.


All4Climate

O Programa “All4Climate — Itália 2021” tem como objetivo fazer deste ano marcante para a ambição climática. Lançado pelo Ministério Italiano para a Transição Ecológica em colaboração com o Connect4Climate do Grupo Banco Mundial e com a participação da Região da Lombardia e do Município de Milão, o All4Climate visa promover um diálogo proativo sobre os desafios da crise climática e cumprir os objetivos do Acordo de Paris - o tratado mundial para reduzir o aquecimento global.

All4Climate oferece uma oportunidade para os ativistas do clima em todo o mundo contribuírem diretamente para as reuniões da COP26 de novembro – conferência da ONU para discutir as ações de enfrentamento às mudanças climáticas.


Confira a programação do “Biodiversidade em São Paulo 2021"

Biodiversidade em São Paulo 2021


30 de setembro de 2021

09h30 | Apresentação inicial com filmes institucionais variados

10h00 | Abertura
Secretaria de Relações Internacionais: Discurso Secretário-Adjunto Embaixador Fernando de Mello Barreto
Secretaria do Verde e do Meio Ambiente

10h20 | A Convenção da Biodiversidade e as cidades
Rafael Dias Loyola (Painel Brasileiro de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos)

10h50 | O PL 2510/19 sobre APPs no perímetro urbano e nas regiões metropolitanas
Roberta del Giudice (Observatório do Código Florestal)

11h20 | As disputas pelos territórios na cidade
Fábio Mariz Gonçalves (Observatório do Clima)

11h50 | Gestão de áreas verdes em São Paulo
Tamires Carla de Oliveira (SVMA)

12h20 | Debate

12h50 | Encerramento do período da manhã
Intervalo para almoço

14h00 | Demandas sociais pela biodiversidade
Jorge Abrahão (Rede Nossa SP)

14h30 | Mudança do Clima e biodiversidade
Giuliano Locosselli (IEA-USP)

15h00 | Conforto ambiental na cidade
Denise Duarte (professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo)

15h30 | Biomonitoramento: a experiência do controle da febre amarela
Eduardo de Masi (epidemiologista da Secretaria Municipal de Saúde)

16h00 | Aliança Bioconexão Urbana
Victor Ferraz (ICLEI, membro da Aliança Bioconexão Urbana)

16h30 | Biodiversidade e a (in)justiça intergeracional
Ana Pinho (Coalizão pelo Clima)
Frances Andrade (Rede Global de Juventudes Pela Biodiversidade - GYBN)

17h00 | Debate