Rede Cities4Forests lança o “Chamado à Ação pelo Clima e as Florestas”

São Paulo é uma das cidades signatárias do documento, ao lado de Glasgow (Escócia) e Paris (França)

Nesta quarta-feira (22), às 12h, em painel virtual contando com a Líder do Conselho Municipal de Glasgow Susan Aitken; Anne Hidalgo, Prefeita de Paris, e mais signatários, a rede Cities4Forests lança o documento “Chamado à Ação pelo Clima e as Florestas”. Haverá transmissão pelas redes sociais da Cities4Forests.

A rede Cities4Forests atua estimulando governos nacionais, governos regionais, instituições financeiras e empresas sobre a necessidade urgente de políticas, financiamento e investimentos de apoio à conservação, à restauração e ao manejo florestal sustentável.

O documento, agora lançado, aborda o papel das cidades no gerenciamento e na proteção das florestas, e ressalta a necessidade de apoio exigida pelos municípios para continuidade e aumento de ambição das ações e programas vinculados às florestas.

A apresentação do “Chamado à Ação pelo Clima e as Florestas”, também, deverá acontecer em evento de alto nível na Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP26), sediada em Glasgow em novembro de 2021.

A Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, firmou o compromisso da Prefeitura de São Paulo com esse documento, em junho deste ano. Para ela, “o manejo sustentável das florestas auxilia na luta contra as mudanças climáticas e abre o caminho de São Paulo ainda mais na direção de Soluções Baseadas na Natureza para os problemas urbanos”.

Segundo Marta Suplicy, é preciso fomentar a regeneração e a criação de áreas verdes integrando ecoturismo, agricultura e economia circular em todo o município. “É fundamental que governos locais e empresas em todo o mundo busquem o desenvolvimento econômico sem abrir mão do clima e de ações sustentáveis”, afirma.

Assim, São Paulo está ao lado de grandes cidades do mundo, como: Paris (França), Filadélfia e Nova York (EUA), Glasgow (Escócia), Cidade do México, Freetown (Serra Leoa) e Jacarta (Indonésia), além das brasileiras, Campinas, Extrema, Palmas e Salvador.

Para acompanhar o evento nas redes sociais, acesse: @Cities4Forests e, também, os parceiros @WRIBrasil ou @worldresources.