São Paulo celebra cooperação com ONU-Habitat para o desenvolvimento urbano inclusivo e sustentável

Capital paulista busca impulsionar a implementação da Agenda 2030 por meio de cooperação internacional com foco em espaços públicos verdes e população em situação de rua

A cidade de São Paulo e o Programa das Nações Unidas Para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) estabeleceram uma cooperação para o desenvolvimento urbano inclusivo e sustentável, que busca fomentar a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. No documento, a parceria entre a Prefeitura de São Paulo, representada pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), e o ONU-Habitat tem foco especial na realização de projetos relacionados à gestão de espaços públicos verdes e à ação contra as mudanças climáticas. Outro ponto de destaque é a intenção de realizar projetos que se relacionem com a temática da população em situação de rua.

A parceria foi celebrada na tarde desta quarta (15), por meio de uma cerimônia online. O evento virtual contou com a participação da Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, do Secretário-Executivo de Gestão de Projetos Estratégicos, Alexis Vargas, do Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ravena, e da Secretária-Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias, Vivian Satiro. Participaram, pelo ONU-Habitat, o Representante Regional para América Latina e Caribe, Elkin Velasquez, e o Oficial Sênior Internacional para Brasil e Cone Sul, Alain Grimard.

Durante a abertura da cerimônia, a Secretária Marta Suplicy destacou a importância de divulgar o que são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para garantir a preservação dos recursos naturais em nosso planeta e a existência de um futuro digno para todos. Ela comentou que a parceria tem foco na realização de projetos relacionados à população em situação de rua, que serão implementados e executados no âmbito do Programa Reencontro, liderado pela Secretaria de Governo.

Em seguida, o Secretário-Executivo Alexis Vargas comentou sobre a importância da parceria para tornar a cidade de São Paulo cada vez mais justa e sustentável. Já o Chefe de Gabinete Rodrigo Ravena abordou como a parceria será uma ferramenta para contribuir para o desenvolvimento sustentável da capital paulista. Em sua fala, a Secretária-Executiva Vivian Satiro destacou que o ODS 11, Objetivo do Desenvolvimento Sustentável que direciona a cooperação, está presente em 24 das 77 metas do Programa de Metas do município e que a parceria fortalece esta atuação.

A cerimônia também contou com uma fala do Representante para América Latina e Caribe do ONU-Habitat, Elkin Velasquez, que considerou que a parceria com a cidade de São Paulo é estratégica por tornar o município uma referência para que outras cidades brasileiras também possam avançar. Além disso, Velasquez também disse que esta cooperação traz visibilidade às ações ambientais e sociais da capital paulista e pode inspirar outras cidades da América Latina com “bons exemplos e determinações”. A fala final foi realizada pelo Oficial Sênior Internacional Para Brasil e Cone Sul do ONU-Habitat, Alain Grimard, que destacou o ineditismo desta cooperação. Grimard afirmou que esta é a primeira vez que o ONU-Habitat realiza uma cooperação com a Prefeitura de São Paulo para o desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo, o que demonstra o vanguardismo do município.

 

Sobre o ONU Habitat
O Programa das Nações Unidas Para os Assentos Humanos (ONU-Habitat) é uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada aos assentamentos humanos. Em parceria com governos locais e regionais, a agência tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável para cidades mais justas, igualitárias e verdes.

Presente em mais de 90 países, tem atuação de destaque nas áreas de planejamento urbano local e metropolitano, assentamentos urbanos informais, mobilidade urbana, acesso à água e saneamento básico, gestão de resíduos, mudanças climáticas e resiliência, dentre outros temas.