Secretaria de Relações Internacionais participa da 10ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo

Nesta quarta-feira, dia 24, a Secretaria Municipal de Relações Internacionais de São Paulo esteve presente à 10ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da cidade. O evento ocorreu no Memorial da América Latina.

A Conferência foi criada em 2002, com o objetivo de promover debate para melhoria da qualidade de vida e da saúde pública na cidade. Nesse sentido, o evento procura promover políticas públicas e privadas que prezem pela sustentabilidade e pela produção mais limpa, difundindo a prática nas empresas e nos órgão públicos da metrópole. O intuito é que diversos setores da sociedade contribuam para a discussão, entre os quais se encontram a iniciativa privada, imprensa, instituições de ensino, órgãos da administração pública, terceiro setor e sociedade civil organizada.

As últimas nove edições reuniram cerca de 9 mil pessoas e foram importantes na implementação de leis e programas ambientais, tais como a lei 13.309/02, que obriga o município a utilizar água de reuso para a lavagem de logradouros públicos e para a irrigação de jardins e praças, e o Programa Passeio Livre, que define determinadas regras para construção e reformas de calçadas, permitindo espaço para livre circulação de pedestres.

Na 10ª edição, o tema central foi “Pegada de carbono: nós paulistanos frente às mudanças climáticas”, relativo à quantidade de carbono que cada cidadão produz em seu cotidiano. A ideia é incentivar o uso do transporte coletivo ou mesmo a mudança de hábitos alimentares, de forma a reduzir o consumo de carbono e impactar de forma positiva o meio ambiente.

Fonte: SMRI – 24/08/2011