Prefeitura de São Paulo adere à Declaração de Edimburgo

Documento assinado pela Secretária Marta Suplicy se compromete com a proteção da biodiversidade

A Prefeitura de São Paulo aderiu à Declaração de Edimburgo, que visa posicionar os governos locais e regionais ao redor do mundo em contribuição à negociação do Novo Marco Global para a Biodiversidade Pós-2020. O documento assinado pela Secretária de Relações Internacionais, Marta Suplicy, em 15 de julho, foi recentemente aprovado pelo Governo da Escócia. Com a assinatura, São Paulo se compromete a dar visibilidade às ações de proteção à biodiversidade tanto no município quanto internacionalmente.

Uma iniciativa do governo escocês e de outras diversas organizações internacionais, a Declaração busca expressar as metas, demandas e compromissos comuns dos governos locais voltados à implementação da agenda para a biodiversidade. Assim, chama atenção para a importância da participação das governanças durante a COP15 sobre Diversidade Biológica, de forma a facilitar e reconhecer seus papéis chave.

Segundo o Prefeito Ricardo Nunes, “a Cidade de São Paulo tem uma grande tradição de preservação da sua flora e da sua fauna de preservação ambiental. Faz parte da nossa política pública, do nosso compromisso com o meio ambiente: uma cidade que tem como fundamento a preservação ambiental e fazer parte agora da Declaração de Edimburgo”.

Os signatários do documento se comprometem com a visão de viver em harmonia com a natureza, de forma a reconhecer que a implementação de tais princípios deva ser acompanhada de mecanismos de apoio e condições favoráveis, como uma governança transversal e verticalmente integrada. A Declaração de Edimburgo poderá facilitar a conquista de novas metas ambientalmente estipuladas, de modo a oferecer recursos necessários em âmbito local.

“Nós entendemos que o movimento participativo proporcionado no ambiente da Declaração de Edimburgo vai alavancar outros processos, como o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU”, disse a Secretária de Relações Internacionais de São Paulo, Marta Suplicy.

A cidade de São Paulo já se mostra comprometida com o tema da sustentabilidade - em julho deste ano, a Prefeitura lançou a Agenda Municipal 2030. O documento em questão se compromete a implementar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU na capital paulista, de forma adaptada à realidade local, para conquistar um futuro mais verde e igualitário.

Para saber mais, acesse a matéria da ICLEI.