Projeto internacional de Cooperação Sul-Sul da Rede Mercocidades realiza missões virtuais para troca de experiências

Iniciativa realizada em colaboração com Niterói, La Paz e Buenos Aires visa debater a redução de desigualdades através da desagregação de dados

A Prefeitura de São Paulo está realizando o Projeto de Cooperação Sul-Sul "Redução das Desigualdades com Foco na Transversalização das Perspectivas de Território, Gênero e Raça/Etnia nas Políticas Públicas", em parceria com a Rede Mercocidades e as prefeituras de Niterói (Brasil), La Paz (Bolívia) e Buenos Aires (Argentina). A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais e tem o objetivo de realizar debates sobre a redução de desigualdades nas cidades sob a perspectiva da importância de desagregação de dados focada em três óticas (território, gênero e raça/etnia).

Desagregação de dados significa separar as informações coletadas, seja por setores públicos e privados, quanto por organizações nacionais e internacionais, em parcelas menores, de modo a revelar tendências e padrões específicos em cada categoria. Assim, a proposta do projeto é debater a importância de analisar dados focados nos recortes de gênero, raça e etnia e área geográfica separadamente nas políticas públicas para combater as desigualdades sociais.

No momento, o projeto está elaborando Missões Virtuais entre os funcionários das prefeituras participantes, que serão transmitidas pelo canal do Youtube da Secretaria Municipal de Relações Internacionais de São Paulo (SMRI). A intenção é possibilitar às cidades de São Paulo, de Niterói, de La Paz e de Buenos Aires que compartilhem suas experiências ao elaborar as políticas públicas temáticas à iniciativa, bem como permitir que gestores de outras prefeituras tenham acesso ao debate. As primeiras sessões serão realizadas pela Prefeitura Municipal de Niterói nos dias 01 e 02 de setembro, das 15h às 17h.

O objetivo dessa missão é compartilhar a experiência do uso da Plataforma SIGeo (Sistema de Gestão da Geoinformação) na criação e aperfeiçoamento de políticas públicas para cidade de Niterói com base em dados georreferenciados. Além do acompanhamento do desenvolvimento urbano e da preservação ambiental do município, destaca-se também a relevância da ferramenta para a territorialização de dados, bem como os desafios enfrentados para sua implementação e utilização.

A abertura contará com a Subsecretária de Avaliação de Políticas Públicas e Gestão da Informação da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG) da Prefeitura Municipal de Niterói, Severine Machado. Em seguida, está prevista a apresentação da dinâmica pelo Diretor do SIGeo Niterói e representante do Escritório de Gestão de Projetos, Vitor Hugo Chagas do Vale.