Secretária Marta Suplicy participa de seminário virtual sobre economia circular

Evento discutiu o conceito do desenvolvimento sustentável e meio ambiente

A Secretária Marta Suplicy participou do seminário virtual Pespectivas para a Compostagem de Resíduos Sólidos Urbanos no Município de São Paulo: Economia para a Migração da Fome e da Miséria na última sexta (20). O evento, transmitido pela página do Facebook da Câmara Municipal de São Paulo, tratou sobre compostagem e economia circular. Participaram também a Vereadora Cris Monteiro, a Vereadora Janaína Lima, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, o Vereador Aurélio Nomura, o Vereador Rodrigo Goulart, o Vereador Xexéu Tripoli, a Co-vereadora Dafne Sena e a Sra. Elizabeth Grimberg, do Instituto Pólis e da Campanha São Paulo Composta, Cultiva.

Economia circular está diretamente ligada ao conceito do desenvolvimento sustentável. Aqui, o crescimento da economia se associa ao melhor uso e aproveitamento dos recursos naturais, de modo a priorizar insumos recicláveis, renováveis e com maior duração. Assim, o processo de fabricação dos produtos é otimizado, tendo menor dependência de uma matéria-prima com utilização única e um melhor aproveitamento e recuperação dos recursos naturais.

A abertura do evento foi realizada pela Vereadora Cris Monteiro, uma das proponentes do encontro, que classificou a economia circular como a economia do futuro, responsável por proporcionar com que a população contribua para salvar o planeta. A fala foi reforçada por Elizabeth Grimberg, que ressaltou ainda o reaproveitamento de matéria-prima em insumos para áreas periurbanas e para produção de alimentos pode minimizar a fome, os impactos climáticos e o desemprego, ao favorecer trabalhadores rurais familiares, melhorando a qualidade de vida de toda a população.

Em sua fala, a Secretária Marta Suplicy discorreu que o conceito da economia circular ressignifica a noção de crescimento e desenvolvimento econômico já intrínsecos à sociedade, de forma que repensar essa possibilidade se torna algo pioneiro. "A gente entende a importância desse tema, nós nos relacionamos com redes de cidades internacionais que apoiam o tema e estamos presentes", disse.

A Secretária também exaltou o papel da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI): "A nossa atuação tem sido sempre de buscar parcerias, de tentar inserir São Paulo como porta voz do verde. Nós pertencemos a um gigantesco número de redes de cidades. A nossa Secretaria tem uma preocupação muito grande com o meio ambiente. O meio ambiente é o tema do século XVI". Para conferir o seminário na íntegra, clique aqui.