Lançamento da Virada da Consciência 2021 destaca a importância do combate ao racismo

Evento foi transmitido ao vivo e apresentou as atividades previstas para novembro de 2021

A Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, participou do lançamento da Virada da Consciência 2021 na manhã desta terça (10), na Universidade Zumbi dos Palmares. Com participação do reitor José Vicente, o evento também contou com a presença da Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto, do Presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Vitor Tavares, do escritor e idealizador do Flink Sampa, Tom Farias, e de Vera Ivo, irmã do coreógrafo e bailarino Ismael Ivo, que foi homenageado no Troféu Raça Negra. O lançamento foi transmitido pelo canal do YouTube da Zumbi dos Palmares – clique aqui para assistir.

A Virada da Consciência é um dos eventos mais importantes do Brasil para promover a diversidade racial. A edição de 2021 será realizada entre os dias 18 e 22 de novembro e é idealizada pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobras. Durante a abertura, o reitor José Vicente reforçou a importância do evento para a população negra: “a Virada da Consciência é mais uma oportunidade de que dispomos para lutar contra o racismo e a discriminação racial e em favor da inclusão e do afroempreededorismo, por meio da arte, da cultura e da educação”. Ainda em seu discurso, o reitor também lembrou que o Dia da Consciência Negra foi sancionado em 2004, pela então Prefeita Marta Suplicy e agradeceu pela data, que comemora o maior herói negro no Brasil, o líder quilombola Zumbi dos Palmares.

Em seguida, a Secretária Marta discursou sobre a urgência do combate ao racismo em nossa sociedade, citando o caso de racismo em um mercado de Limeira, no interior de São Paulo. Em sua fala, a Secretária também comentou sobre o projeto da área internacional da Prefeitura para transformar São Paulo em um Farol de Combate ao Racismo Estrutural e convidou a Universidade Zumbi dos Palmares para participar da I Expo Internacional do Dia da Consciência Negra, realizada pela pasta em 21 de novembro deste ano. “Nós queremos muitos meninos, muitas meninas que possam realmente ser o que elas desejam ser: negras e conquistar o seu espaço de direito na nossa sociedade”, finalizou.

A Secretária Claudia Carletto ressaltou as ações da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, para enfrentar o racismo estrutural na capital paulista. “Cada passo é um passo estruturante e fundamental para gente viver em uma sociedade livre. Enfim, sejamos livres e que construamos juntos, pela igualdade, pela diversidade, uma sociedade de paz”, afirmou a Secretária após indicar práticas como a nomeação dos 12 Centros de Educação Unificados (CEUS) em homenagem à personalidades negras e a utilização do canal SP 156 como uma plataforma de denúncia do racismo.

Já o presidente da CBL, Vitor Tavares, falou sobre a importância do livro para construir cenários possíveis para a juventude: “é por meio do livro que a gente constrói uma cidadania, o livro, ele é aberto, é um produto democrático, de acesso a todos e todas”, pontuou Tavares. Na oportunidade, ele convidou a Universidade Zumbi dos Palmares para participar da próxima Bienal do Livro de São Paulo, que acontecerá neste ano, entre 2 e 10 de julho.

O escritor Tom Farias sinalizou as atividades previstas para a Virada da Consciência, como a homenagem ao autor Lima Barreto na Flink Sampa – a Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra. “É preciso nós identificarmos os nossos autores, trazê-los para a nossa seara de reflexão, de leitura. É preciso consumir os autores negros”, enfatizou Farias. O lançamento da Virada da Consciência ocorreu no auditório da universidade Zumbi dos Palmares, seguindo as medidas de distanciamento social e o uso de máscara obrigatório.

Para encerrar as falas da abertura, Vera Ivo compartilhou suas lembranças e saudades do irmão, Ismael Ivo, que faleceu em abril de 2021 por Covid-19. Ismael Vivo é o grande homenageado pelo Troféu Raça Negra e Vera agradeceu à lembrança ao irmão e ao legado dele. Criado e organizado pela Ong Afrobras e pela Universidade Zumbi dos Palmares, o Troféu Raça Negra é destinado à personalidades negras e não-negras que contribuem para a luta contra o racismo e em favor da inclusão racial. A cerimônia será realizada na Sala São Paulo, no dia 21 de novembro.

 

Consciência e cultura
Entre os destaques da Virada da Consciência deste ano está a parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Relações Internacionais e de Educação, para a cerimônia de premiação dos vencedores do Festival Afro Minuto – Flink Sampa 2021. Esta atividade foi criada para os alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas e o sistema S – Sesi-SP da cidade de São Paulo, e tem como objetivo estimular os estudantes a desenvolverem produções audiovisuais que valorizem à diversidade étnico-racial brasileira e à cultura afro-brasileira. O tema desta edição é “Vida e Obras de Lima Barreto”.

Já a Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra (FlinkSampa) é outro evento organizado pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela Ong Afrobras, para reconhecer a literatura negra, descobrir talentos e destacar escritores negros.

A Virada da Consciência foi criada em 2018 e comemora a Semana da Consciência Negra, com inúmeras atividades inclusivas em movimento, empresarial e acadêmico para estimular a igualdade racial.

 

A Secretária Marta Suplicy no centro da foto, junto com o reitor José Vicente, a Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto, o Presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Vitor Tavares, o escritor e idealizador do Flink Sampa, Tom Farias, e de Vera Ivo,