São Paulo realiza oficina internacional sobre a implementação da Agenda 2030 nos governos locais

Atividade faz parte do Projeto de Cooperação Integral da UCCI sobre estratégias de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU nos governos locais

A cidade de São Paulo realizou a primeira oficina do Projeto de Cooperação Integral - Estratégia para monitorar e avaliar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos governos locais, da rede União de Cidades e Capitais Ibero Americanas (UCCI), nesta quinta-feira (29). O encontro também contou com a participação de Buenos Aires (Argentina) e Cidade do México (México) e teve como objetivo a apresentação dos Relatórios Voluntários Locais (VLR) de cada município para a troca de experiências sobre a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante a oficina, a cidade de São Paulo ficou encarregada de apresentar o sumário executivo e focou em quatro diferentes aspectos: gestão da informação - motivações das priorizações apresentadas no relatório; fontes de dados e seleção dos indicadores; estratégia de comunicação do VLR para os diferentes públicos; e os desafios para concepção dos próximos relatórios. A oficina também proporcionou um momento para os representantes compartilharem os desafios de cada cidade na implementação local dos ODS.

O Projeto de Cooperação Integral da UCCI, que tem a participação de São Paulo (Brasil), Buenos Aires (Argentina) e Cidade do México (México), busca fortalecer a cooperação entre cidades ibero-americanas por meio da troca de experiências sobre as estratégias dos governos locais, por meio do monitoramento e avaliação das lições aprendidas no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Assim, serão realizadas oficinas para construir um diálogo entre os municípios participantes sobre essas metas e seus mecanismos de monitoramento e avaliação, com perspectivas de gênero, raça e idade para que haja maior inclusão, acessibilidade, equidade e diversidade.