Fundação internacional seleciona organizações da sociedade civil para projeto sobre o direito das mulheres ao acesso à informação na cidade de São Paulo

Iniciativa faz parte da campanha “Inform Women, Transform Lives” e oferece US$ 10 mil para as organizações que atuam com mulheres no município

 Foto de três mulheres com suas mãos unidas no centro e o texto Chamamento para Organizações da Sociedade Civil que trabalham com mulheres: campanha "Informe Mulheres, Transforme Vidas"

 

A fundação estadunidense The Carter Center está com chamamento aberto para Organizações da Sociedade Civil (OSC) que trabalham com mulheres para desenvolver um projeto sobre a importância do acesso à informação para as mulheres. O período de inscrição é até 21 de agosto e as propostas devem ser encaminhadas por e-mail, em inglês, ao The Carter Center. A fundação oferece o valor de 10 mil dólares para a realização do projeto durante seis meses – entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022.

Esta iniciativa faz parta da campanha global “Informe Mulheres, Transforma Vidas”. Junto com outras 12 cidades de todo o mundo, São Paulo participa desta campanha global, promovida pelo The Carter Center. Na capital paulista, a campanha é desenvolvida por meio de um grupo de trabalho intersecretarial formado pelas Secretarias Municipais de Relações Internacionais e de Direitos Humanos e Cidadania, pelas equipes de Governo Aberto de São Paulo e da Controladoria Geral do Município, e busca visibilizar informações relacionadas ao combate à violência contra mulher.
De acordo com o Carter Center, as propostas das OSCs vão conduzir uma programação complementar ao tema da campanha identificado da cidade (violência contra a mulher). A fundação gerenciará a supervisão de todas as subvenções.

Os projetos podem abordar ações como:

  • atividades de base comunitária para demonstrar o valor do acesso à informação para as mulheres;
  • projetos de curto prazo que criam criativamente a consciência do acesso à informação;
  • iniciativas que envolvam e/ou ajudem as mulheres a buscar e usar informações públicas, com foco nas informações/serviços que estão sendo promovidos e divulgados como parte da campanha Informar Mulheres, Transformar Vidas;
  • estudos de casos de aumento da conscientização e/ou mulheres que acessam e utilizam com sucesso as informações em seu benefício.

 

Seleção
Para participar do chamamento, as candidatas devem enviar os documentos solicitados para o e-mail informwomen@cartercenter.org até 21 de agosto de 2021, com o assunto "Submission of Proposal" (Apresentação de Proposta): CIDADE".

As aplicações devem incluir:

  • Uma proposta narrativa, incluindo mas não se limitando a:
  • Entendimento de fundo da questão do direito de acesso das mulheres à informação;
  •  Uma visão geral do projeto do programa e detalhes de atividades potenciais e seus impactos, incluindo grupos beneficiários identificados e um cronograma de implementação;
  • Áreas de trabalho identificadas para a programação; e
  • Qualificações organizacionais para liderar este trabalho;
  • Um orçamento, detalhando o item de linha e os custos de atividade, incluindo a alocação de pessoal, para o período sugerido.

A proposta não deve exceder 5 páginas. O Centro Carter não considerará solicitações enviadas por qualquer outro meio que não seja e-mail ou para endereços diferentes. O The Carter Center destaca que a OSC deverá completar uma pesquisa pré-convencional pela fundação.

Clique aqui para acessar todas informações sobre o chamamento.

 

Sobre a campanha
A campanha “Informe Mulheres, Transforme Vidas” tem como objetivo chamar a atenção sobre o direito das mulheres ao acesso à informação, para aumentar o número de mulheres informadas sobre os serviços municipais e sociais disponíveis em suas cidades. Esta é a primeira vez que o The Carter Center promove uma campanha global para a conscientização sobre o direito das mulheres à informação e auxiliar os governos locais a alcançar mais mulheres com informações significativas.

São Paulo integra esta campanha junto com as cidades de Atlanta e Chicago (EUA), Amã (Jordânia), Buenos Aires (Argentina), Cidade do Cabo (África do Sul), Colombo (Sri Lanka), Dhaka (Bangladesh), Dublin (Irlanda), Cidade da Guatemala (Guatemala), Kampala (Uganda), Lima (Peru) e Monróvia (Libéria). Com o tema violência contra mulher, a campanha será desenvolvida a partir de uma abordagem integrada, com destaque para os serviços municipais de atendimento prestados pelos Centros de Cidadania da Mulher localizados em cinco bairros da cidade.

Clique aqui para saber mais sobre a campanha.