Prefeitura firma acordo para realizar o Grand Slam de Xadrez

A Prefeitura de São Paulo firmou um acordo com a cidade de Bilbao, na Espanha, para a realização conjunta do 4º Grand Slam de Xadrez. O torneio reunirá os principais enxadristas do mundo, como o atual campeão mundial o indiano Viswanathan Anand, o número 1 no ranking mundial o norueguês Magnus Carlsen Fonte: Diário Oficial do Município de São Paulo

Na segunda-feira (8/8), os prefeitos de São Paulo e de Bilbao, Iñaki Azkuna, firmaram por meio de teleconferência, um termo de cooperação internacional para a realização conjunta do 4º Grand Slam de Xadrez. O torneio reunirá os principais enxadristas do mundo, como o atual campeão mundial o indiano Viswanathan Anand, o número 1 no ranking mundial o norueguês Magnus Carlsen, o armênio Levon Aronian (nº 3), o ucraniano Vassily Ivanchuk (7º), o norte-americano Hikaru Nakamura (nº 6) e o espanhol Paco Vallejo (nº 20).

“Este protocolo, além de aproximar a cidade de São Paulo de Bilbao, amplia as possibilidades de parcerias em outras áreas. Ele nos dá a oportunidade também de que os praticantes de xadrez de São Paulo acompanhem o Grand Slam que é reconhecido por todos como o mais importante campeonato da categoria", disse o prefeito.

A etapa final será realizada em duas fases: a primeira no Brasil e a segunda, em Bilbao. No Brasil, as partidas serão disputadas entre 25 de setembro e 1º de outubro no Parque do Ibirapuera e poderão ser acompanhadas pela Internet. A fase do torneio em Bilbao acontecerá entre os dias 1º e 11 de outubro. Esta será a primeira vez que Anand enfrenta Carlsen, depois que o indiano perdeu a liderança do ranking mundial para o norueguês no mês de julho.

O Grand Slam de Xadrez consiste num circuito de torneios internacionais, realizados em várias cidades do mundo com a participação dos melhores jogadores da atualidade. Geralmente participam seis Grandes Mestres em cada torneio classificatório e o campeão de cada etapa ganha uma vaga. Além deste critério, é feito um convite especial ao Campeão Mundial de Xadrez. Num torneio deste tipo todos jogam contra todos, enfrentando-se duas vezes com cada oponente. Portanto, cada jogador disputa 10 partidas.

Para o secretário municipal de Esporte, Lazer e Recreação, a Prefeitura quer democratizar a prática do xadrez. "A cidade de São Paulo tem a característica de atrair grandes eventos. Queremos incentivar isso, mas também queremos democratizar o xadrez que é um jogo que, entre outras coisas, melhora o raciocínio. A ideia é levarmos a modalidade para os nossos Clubes Escola", afirmou o secretário.

Os torneios classificatórios foram realizados nas seguintes cidades: Linares (Espanha), Wijk ann Zee (Holanda), Bazna (Romênia), Sofia (Bulgária), Nanjing (China) e Bilbao (final do Grand Slam). Todas as partidas do Grand Slam serão transmitidas em tempo real pela Internet. Na última edição, foram mais de 8 mil acessos por segundo.

"Este torneio tem uma grande importância porque é um elo a mais para nos aproximar, aprimorar e fortalecer as relações entre os países. Desta vez é do ponto de vista do esporte, mas este é um primeiro passo para muitos outros em qualquer âmbito", disse a vice-cônsul geral da Espanha, Cristina Aguilar Jimenez, também presente no evento.

Outras edições

As duas primeiras edições do Grand Slam foram realizadas em Bilbao (2008 e 2009). Já a terceira edição (2010) foi organizada em duas cidades diferentes, sendo a primeira metade do torneio em Shangai (China), por ocasião da Exposição Universal naquela cidade, e a segunda metade em Bilbao.

Clique aqui e saiba mais sobre o Grand Slam de Xadrez.