Como a Secretaria Municipal de Relações Internacionais fortalece as políticas públicas da cidade de São Paulo

Em comemoração aos 20 anos da Secretaria, listamos as principais ações da pasta

 

Foto da prefeitura de São Paulo com o texto: 20 anos da Secretaria Municipal de Relações Internacionais

 Créditos de imagem: Sérgio Brisola

 As ações da área de Relações Internacionais buscam fortalecer a atuação da Prefeitura de São Paulo no município. Desta forma, as cooperações, as parcerias e os intercâmbio de experiências tem como objetivo colaborar com a elaboração de políticas públicas locais, criando documentos que sejam referência para outras cidades no mundo.

Atualmente, a capital paulista sedia o segundo maior corpo consular do mundo e mantém boas relações com as representações internacionais no município, além da atuação nas redes de cidade e outras organizações internacionais. 

Neste texto, listamos as principais ações da pasta entre 2017 e 2020:

  • 2017 – Restauração da fachada do Theatro Municipal: em parceria com o Consulado-Geral de Portugal em São Paulo e com a empresa Construtora Brasil (ECB), ligada à comunidade portuguesa, a cidade de São Paulo recebeu cerca de R$ 500 mil para a restauração e limpeza da fachada do Theatro Municipal. A entrega da recuperação foi feita pela Prefeitura em outubro de 2017.
  • 2018 – Fórum Econômico Mundial sobre América Latina: entre os dias 13 a 15 de março de 2018, a cidade de São Paulo sediou o Fórum Econômico Mundial sobre América Latina. O evento foi organizado pelo Fórum Econômico Mundial, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de São Paulo. Com mais de 700 participantes, o Econômico Mundial sobre América Latina debateu sobre a necessidade de construir novas narrativas pra a América Latina.
  • 2019 – Cooperações bilaterais: para desenvolver ações de sustentabilidade, a equipe internacional da Prefeitura de São Paulo articulou uma cooperação entre a Suíça e Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento, que resultou nos projetos Jabaquara Sustentável com Tetra Pak e Projeto de Formação Profissional população adulta em situação de rua em Centro de Acolhida com a Scania. Além disso, São Paulo também desenvolveu projetos em conjunto com o Azerbaijão, Emirados Árabes Unidos, Hungria, México, República Tcheca, Itália, Reino Unido e Rússia. 
  • 2020 – Doações no contexto da pandemia da Covid-19: por meio da atuação da equipe de Relações Internacionais, a cidade de São Paulo recebeu doações da comunidade internacional para fortalecer o enfrentamento ao coronavírus no município. A organização Brazil Food for the Hungry International e os países Canadá, China, Coréia do Sul, Israel, Índia, Japão, Turquia, França, San Marino e Suíça enviaram alimentos, recursos financeiros, máscaras e equipamentos para a saúde do município.
  • 2021 – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: neste ano, a Secretaria Municipal de Relações Internacionais participou do lançamento de importantes documentos para orientar a administração municipal nos próximos anos, como o Plano de Ação Climática da Cidade de São Paulo (PlanClima SP) e a Agenda Municipal 2030. Como ações prioritárias da gestão atual, destacam-se o inventivo à sustentabilidade e a inovação tecnológica no município, além de posicionar São Paulo como um Farol de Combate ao Racismo Estrutural.