Prefeitura de São Paulo promove webinário sobe mulheres negras e comunicação antirracista

Evento online marca o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho

“O racismo está intrínseco na nossa comunicação – desde as mensagens do dia-a-dia até a reprodução de estereótipos racistas nas mídias e no entretenimento, por exemplo”, destaca a assessora especial da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), Adriana Vasconcellos. Ela é quem lidera as ações da pasta no enfrentamento ao racismo estrutural e vai mediar o webinário “Mulheres Negras em Foco: a perpetuação do racismo estrutural na comunicação”, que será realizado na próxima segunda-feira (26), às 18h, com transmissão na página de Facebook da SMRI. O evento celebrará o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, com um debate sobre a importância do protagonismo feminino negro no combate ao racismo estrutural.

O webinário conta com a participação da Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, da Secretária-Executiva Adjunta de Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Elisa Lucas; e da Secretária-Adjunta de Cultura, Ingrid Soares. As convidadas para o webinário são:

  • Angela Domingues Peres, atriz, escritora, diretora e co-fundadora do Centro Terra. É doutora e mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ) e bacharel em Ciências Sociais pela UNESP Angela. Ativista da luta antirracista há 20 anos, Angela orienta sua busca decolonial por uma cidadania global em termos epistemológico, estético e prático;
  • Ana Bavon, advogada especialista em estratégias de Equidade, Inclusão e Gestão das Diversidades. É CEO da Consultoria B4People Cultura Inclusiva, professora de ESG e Human Skills, diretora de comunicação do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE) e colunista da Forbes e do jornal O Estado de S. Paulo;
  • Cláudia Alexandre, jornalista e pesquisadora de tradições afro-brasileiras. É ativista antirracista e pesquisa sobre a presença de mulheres negras na mídia, nos sambas e nas matrizes africanas.
  • Elisa Lucinda, poetisa, jornalista, escritora, cantora e atriz. Possui dezenove livros publicados, dentre os quais a Coleção Amigo Oculto, de livros infanto-juvenis, que lhe rendeu o prêmio Altamente Recomendável [FNLIJ] por A Menina Transparente (2002). Entre seus reconhecimentos estão o Prêmio Especial do Júri do Festival de Cinema de Gramado, em 2020, e o prêmio Atriz Revelação do Festival de Cinema de Brasília, em 1989, pelo curta-metragem “Reference”, de direção do Ricardo Bravo.
  • Urrena Best, especialista em Juventude, Mulheres, Afrodescendentes e Povos Indígenas. Foi Diretora Geral da Secretaria Nacional para o Desenvolvimento dos Afro-Panamenhos (SENADAP), membro do Grupo Consultivo de Líderes Afrodescendentes do UNICEF e Coordenadora da Rede Ibero-Americana de Jovens Indígenas e Afrodescendentes (REJINA). É considerada uma das 100 pessoas mais influentes com menos de 40 anos, na categoria Política e Governação do MIPAD 2018, no âmbito da Década Internacional dos Afrodescendentes e selecionada pela Apolitical, entre os 100 futuros líderes: A Juventude Mais Influente do mundo no governo.
  • Ana Carolina Moraes, assessora de comunicação da Secretaria Municipal de Relações Internacionais e Mestre em Mídia e Tecnologia pela Unesp/ Bauru. Formada em jornalismo, pesquisa afroempreendedorismo nas redes sociais e foi vencedora do 9º Prêmio Jovem Jornalista, do Instituto Vladimir Herzog, com a reportagem multimídia Marias das Ruas.

O evento online é organizado pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais, em parceria com a SPTuris e as Secretarias Municipais de Cultura e de Direitos Humanos e Cidadania. Esta ação faz parte dos preparativos para a 1ª Expo Internacional do Dia da Consciência Negra, que será realizada no final de 2021.

 

Arte de divulgação do webinário "Mulheres  Negras em Foco: a perpetuação do racismo estrutural na comunicação"