15 eventos internacionais que atraíram os olhares do mundo para a cidade de SP

Confira destaques da programação sediada pela Capital desde 2004

São Paulo tem participado, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), das principais redes de cidades e governos locais. Essas atividades vêm embasando o relacionamento do município com organismos multilaterais e têm movimentado setores econômicos. Confira, a seguir:


2004

XI UNCTAD | A 11ª reunião da Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento) veio lidar com questões de comércio, de investimento, de finanças e de desenvolvimento. Foi responsável por um dos maiores aquecimentos da economia da cidade de São Paulo naqueles tempos: permitiu que a rede hoteleira, restaurantes, serviços de transportes e outros serviços especializados assegurassem faturamento de cerca de 15 milhões de dólares.


Fórum Mundial de Educação | No mês de abril, aconteceu o Fórum Mundial de Educação (FME), "Cidades Educadoras - Educação Cidadã". Reuniu, aproximadamente, 60 mil pessoas de 100 diferentes países: educadores, estudantes, entidades sindicais, movimentos sociais, governos, organizações não-governamentais, universidades e escolas. O Fórum tratou de temas como o papel dos gestores públicos, esportes, meio ambiente, mídia, cultura, desenvolvimento, direitos humanos, desigualdade social e educação para a liberdade.


2008

10º Congresso Internacional de Cidades Educadoras | No mês de abril, São Paulo sediou o Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que contou com representantes de diversas cidades ao redor do mundo. O evento visou compartilhar políticas públicas voltadas à área da educação.


Seminário Internacional sobre Créditos de Carbono | Em setembro, a Prefeitura realizou o Seminário Internacional sobre Créditos de Carbono, destinado a cidades latino-americanas com o objetivo de difundir a experiência paulistana, pioneira nesta área. A programação do evento incluiu o acompanhamento do Segundo Leilão de Créditos de Carbono e visita técnica à Usina Termelétrica do Aterro São João. A SMRI organizou o evento.


Programa de Fortalecimento Econômico Local | A SMRI coordenou o evento, de forma a conceder apoio logístico ao programa de capacitação profissional. Este foi o projeto-piloto de transferência de conhecimento na área de Monitoramento de Investimentos (Investment Aftercare) da Agência Coreana de Comércio e Promoção de Investimento (KOTRA). O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) custeou as demais despesas.


2009

I Ambiental Expo - Feira Internacional de Soluções para Saneamento Básico e Meio Ambiente | Em junho, a cidade de São Paulo presidiu a I Ambiental Expo, que apresentou sistemas, soluções, inovações e tendências para prevenção, tratamento e correção dos impactos ambientais em segmentos como saneamento e de energia.

Para conferir mais informações, clique aqui.


Fórum Internacional Urbano | O evento, que ocorreu no mês de julho, teve como tema central a sustentabilidade com foco em "Eficiência Urbana" e apresentou projetos e experiências implementadas em cinco continentes. A iniciativa proporcionou o conhecimento, análise e reflexão dos modelos implementados em diferentes países.

Para conferir mais informações, clique aqui.


Conferência Internacional sobre os Direitos Humanos | Em dezembro, foi comemorado o primeiro aniversário da Agenda para os Direitos Humanos. O evento foi uma realização do Governo de São Paulo em parceria com a Suíça e do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP).

Para conferir mais informações, clique aqui.


2011

Cúpula de Prefeitos da Rede C40 | A Cidade de São Paulo recebeu autoridades e empreendedores de todo o mundo nos meses de maio e junho. O evento reafirmou a liderança da capital paulista nas políticas públicas relativas às mudanças climáticas, e serviu como divulgação de oportunidades de investimentos na nova Economia Verde.

Para conferir mais informações, clique aqui.


2012

Seminário "Dialogando com Consulados Africanos e Países de Língua Portuguesa" | Teve o intuito de estreitar os laços entre a capital paulista e o continente africano. Contou com discursos e apresentações sobre o tema "Turismo afrobrasileiro: Desafios e Oportunidades".


2019

Sustainable Development Goals & Families | Em maio, a Prefeitura de São Paulo sediou o evento sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A iniciativa contou com a presença de especialistas da ONU e teve a finalidade de divulgar os impactos de políticas públicas relativas ao assunto.

Para conferir mais informações, clique aqui.


Conferência Internacional para Cidades Sustentáveis | Em setembro, a cidade recebeu a conferência "Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis", uma parceria entre a Plataforma Global para Cidades Sustentáveis (GPSC), liderada pelo Banco Mundial, Prefeitura de São Paulo e Programa Cidades Sustentáveis. Sediado no Parque Ibirapuera, na Zona Sul, o evento reuniu prefeitos, gestores municipais e especialistas em cidades de todo o Brasil e exterior para o debate de soluções voltadas ao crescimento urbano sustentável.

Para conferir mais informações, clique aqui.


Rede de Alagamentos Urbanos C40 | Em junho, com o objetivo de compartilhar experiências e discutir soluções para o gerenciamento de enchentes, São Paulo recebe a primeira edição do Workshop da Rede de Alagamentos Urbanos da C40, rede global que incentiva a cooperação internacional de grandes cidades no combate às mudanças climáticas. Contou com a participação de 14 representantes de cidades, como Nova York, Toronto, Filadélfia, Houston, Buenos Aires, entre outros.

Para conferir mais informações, clique aqui.


2020

“Desenvolvimento Econômico no Contexto da Covid-19” - OPAS/ OMS | Em junho, a Prefeitura de São Paulo organizou um webinar em parceria com a representação da Organização Pan–Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, com o objetivo de trocar experiências entre as cidades que já passaram pelo processo de reabertura das atividades econômicas no contexto da pandemia de Covid-19. O evento foi realizado pela Equipe Internacional da Prefeitura de São Paulo em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Contou com a presença de especialistas de diversas cidades ao redor do mundo.

Para conferir mais informações, clique aqui.


Agenda Municipal 2030: Localizando os ODS em São Paulo | Em agosto, a Prefeitura promoveu o webinar “Agenda Municipal 2030: Localizando os ODS em São Paulo” para discutir os avanços na localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas (ONU). O evento, também, marcou o lançamento da publicação elaborada pela equipe técnica da Prefeitura no âmbito Programa de Cooperação Integral da rede União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI) e a cerimônia de posse da Comissão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável.

Para conferir mais informações, clique aqui.