Prefeitura de São Paulo participa do relatório internacional sobre a localização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

Documento foi apresentado no Fórum Político de Alto Nível da Rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU)

As ações da Prefeitura de São Paulo para o desenvolvimento sustentável e a implementação da Agenda 2030 no município integraram a 5ª edição do relatório "Hacia la localización de los ODS", realizado pela Força Tarefa Global da rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU). O documento foi apresentado durante o Fórum Político de Alto Nível, "El Día del Foro Político de Alto Nível Dedicado a los GLR", realizado na última sexta (09).

O relatório traz análise dos esforços realizados pelos governos locais e regionais para enfrentar as consequências da pandemia da Covid-19. A agenda 2030 é universal, porém as questões e os desafios do desenvolvimento são diferentes nas distintas partes do mundo. Isso torna necessário traduzir os compromissos globais em metas nacionais e locais adaptadas. Esse relatório, portanto, quer fortalecer as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU) onde se trabalha pela sua implementação.

A cidade de São Paulo é exemplo. Trouxe a Agenda 2030 para a realidade local e para a elaboração de suas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento sustentável. Em 2018, após a implementação da Lei Nº 16.817/2018, a administração municipal instituiu o Programa para Implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Saudável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nesta semana, a Prefeitura de São Paulo lançou a Agenda Municipal 2030, construída pela Comissão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável, e que adapta as metas à realidade da capital paulista.

Para conferir o material "Hacia la localización de los ODS" em espanhol, clique aqui.