Cidade do mundo: o trabalho da Secretaria Municipal de Relações Internacionais para colocar São Paulo em destaque no cenário global

Em comemoração aos 20 anos da Secretaria, listamos as principais ações da pasta

Foto do Viaduto do Chá  e a Prefeitura com o texto: 20 anos da Secretaria Municipal de Relações Internacionais.

 

Entre os anos de 2007 e 2012, a atuação da Secretaria Municipal de Relações Internacionais esteve orientada à projeção internacional da cidade de São Paulo. O objetivo era consolidar o municípo como uma cidade global.

Neste período, a Secretaria se tornou o ponto focal da relação entre os Consulados e o administração municipal. Além disso, o trabalho da pasta também buscou atrair investimentos externos para desenvolver projetos modernos e sustentáveis na capital paulista.

  • 2007 - Mundo no CEU: Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Secretária Municipal de Relações Internacionais desenvolveu o “Mundo no CEU”. O objetivo do projeto era compartilhar a cultura dos países com representação consular na cidade de São Paulo com os alunos dos Centro Educacionais Unificados.
  • 2008 - Campus Party: A primeira Campus Party no Brasil foi realizada por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, em cooperação com a Secretaria Executiva de Comunicação. Considerado o maior evento de atividades eletrônicas em rede em todo mundo, a edição foi realizada na Bienal do Parque Ibirapuera.
  • 2009 - Programa de Capacitação para Financiamento do Carbono: São Paulo foi uma das dez cidades selecionadas para integrar o Programa de Capacitação para Financiamento de Carbono. A iniciativa contou com recursos do Banco Mundial e foi desenvolvida em conjunto com as rede de cidades C40, o governo da Suíça e a consultoria ECOS. O objetivo foi desenvolver estratégias para a reduzir a emissão de gases de efeito estufa, seguindo diretrizes do Protocolo de Kyoto. O programa resultou na elaboração de um projeto para a gestão de créditos de carbono para o município.
  • 2011 - Cúpula da Rede C40: Entre maio e junho de 2011 a cidade de São Paulo sediou a 4ª Cúpula de Prefeitos da Rede C40, que contou com a presença de autoridades locais e empreendedores de todo o mundo. O evento reforçou a liderança da capital paulista na pauta de mudanças climáticas. As edições anteriores ocorreram em Londres (Reino Unido), no ano de 2005 (ano de fundação da rede), Nova York (Estados Unidos), em 2007, e Seul (Coreia do Sul), em 2009.
  • 2012 - Seminário “Dialogando com os Consulados Africanos e Países de Língua Portuguesa”: Com o objetivo de aproximar a relação da cidade de São Paulo com os países do continente africana, o evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais e debateu as oportunidades e desafios para o turismo afrobrasileiro.