São Paulo participa de webinário internacional sobre a experiência dos Relatórios Voluntários Locais

Evento foi organizado pelo 'Institute for Global Environmental Strategies' e discutiu como os Relatórios podem fomentar a implementação da Agenda 2030 nas cidades

A Prefeitura de São Paulo participou do webinário From Reporting to Action: How 'Voluntary Local Review' can amplify local sustainability?, organizado pelo Institute for Global Environmental Strategies (IGES), na última segunda-feira (28). O Coordenador de Relações Internacionais, Francisco Castro, representou a cidade no evento, que teve o intuito de lançar e promover a publicação chamada State of the Voluntary Local Reviews (VLRs), do IGES.

No último ano, a Prefeitura participou de diversos seminários promovidos pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA). Foi a partir destas experiências que o Institute for Global Environmental Strategies reconheceu o “Relatório de Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Cidade de São Paulo”, entregue como primeiro Relatório Voluntário Local do município sobre a Agenda 2030 à Organização das Nações Unidas (ONU). As informações do VLR apresentam um esforço da Prefeitura de São Paulo para trazer a Agenda 2030 para a realidade local, mapeando seu processo de institucionalização, bem como suas principais políticas de promoção do desenvolvimento sustentável em diversas frentes. O documento considerou, ainda, os impactos socioeconômicos causados pela Covid-19, destacando as principais medidas tomadas pelo município para enfrentar as consequências que a pandemia trouxe.

Como forma de continuar tal processo, a Prefeitura de São Paulo lançou a Agenda Municipal 2030, que reúne o conjunto de objetivos e metas da Agenda adaptados à realidade de São Paulo. O documento foi construído no âmbito da Comissão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável e pretende nortear os instrumentos municipais de planejamento, orçamento e gestão até 2030, trazendo o desenvolvimento sustentável como referência para as políticas da cidade. Para conhecer mais sobre a Agenda 2030, clique aqui.