Como a atuação internacional da cidade de São Paulo contribui para a diplomacia urbana no Brasil

Em comemoração aos 20 anos da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, listamos as principais ações da pasta

Foto da Prefeitura de São Paulo (Edifício Matarazzo), com o texto: 20 anos da Secretaria Municipal de Relações Internacionais

 

Criada em 5 de julho de 2001, a Secretaria Municipal de Relações Internacionais surgiu com o propósito de trazer visibilidade a São Paulo no cenário mundial.

Nos últimos 20 anos, além da projeção internacional, a atuação da pasta buscou recursos externos para apoiar o desenvolvimento de projetos municipais por meio de acordos com governos e organismos internacionais nas áreas de infraestrutura, habitação, educação, meio ambiente entre outros.

Neste mês, toda segunda-feira é dia de conhecer um pouco mais sobre a história da Secretaria. Hoje compartilhamos um pouco sobre o começo desta trajetória:

  • 2001 - Reuniões diplomáticas: a então prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, junto à Secretaria Municipal de Relações Internais, organizou importantes reuniões com políticos internacionais da Europa. À época, Marta recebeu o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, o primeiro-ministro da França, Leonel Jospin, e o primeiro-ministro da Irlanda, Bertie Ahern;
  • 2002 - Rede 10 Luta Contra a Pobreza Humana: em outubro de 2002, a cidade de São Paulo foi escolhida pela União Europeia para coordenar a Rede 10 – Luta Contra a Pobreza Urbana, do Programa URB-AL. O programa fomentou a cooperação e intercâmbio entre cidades da União Européia e da América Latina sobre questões urbanas de interesse comum;
  • 2003 - Visita da rainha Beatrix: a capital paulista recebeu a rainha Beatrix dos Países Baixos, em março de 2003. Durante o encontro, a rainha visitou pontos turísticos e históricos da cidade de São Paulo, como o mosteiro de São Bento, Viaduto Santa Ifigênia e o Theatro Municipal;
  • 2004 - Rede de cidades e eventos internacionais: criada em maio de 2004, a rede “Cidades e Governos Locais Unidos” (CGLU) é a maior e a mais importante representação dos governos locais perante a ONU. No mesmo ano, a prefeita Marta Suplicy foi eleita presidente da rede de cidades em uma liderança conjunta com os prefeitos de Paris (França), Bertrand Delanoë, e de Pretória (África do Sul), Smangaliso Mkhatswa.

Em junho de 2004, a capital paulista sediou a XI Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). Realizado pela primeira vez no Brasil, o evento marcou o aniversário de 40 anos da Organização e abordou temas como comércio e desenvolvimento no contexto da economia globalizada e parcerias para o desenvolvimento. A conferência aqueceu a economia do município com a movimentação de 52 setores da economia, a criação de três mil empregos temporários gerados direta e indiretamente e a participação de 2.800 delegados estrangeiros, representando mais de 160 países, além dos investimentos em infraestrutura na capital paulista.

O Fórum Mundial de Educação também ocorreu na cidade de São Paulo, entre 1º e 4 de abril de 2004. O evento reuniu cerca de 60 mil pessoas de mais de 100 países, e debateu temas como o papel dos gestores públicos, esportes, meio ambiente, mídia, cultura, direitos humanos, desigualdade social e educação para a liberdade.