Por videoconferência, São Paulo e Milão dialogam sobre as comemorações para os 60 anos de irmanamento

A reunião também abordou o intercâmbio de experiência sobre sustentabilidade e inovação; capital paulista também busca apoio para internacionalização

A Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, participou de uma reunião virtual com a Diretora de Relações Internacionais da Cidade de Milão (Itália), Vittoria Beria, na quarta-feira (23). A videoconferência também contou com a presença da Secretária-Adjunta Municipal, Embaixadora Débora Baremboin-Salej, e da Diretora-Executiva de Relações Cidade-Cidade, Silvia La Ferla. Além de comemorar os 60 anos de irmanamento entre São Paulo e Milão, a reunião pautou a apresentação das ações prioritárias da pasta.

Na videoconferência, a Secretária Marta comentou a expectativa sobre o apoio de Milão para a internacionalização do município, como a participação da cidade de São Paulo na rede C40, da qual Milão também faz parte. Além disso, a Executiva também destacou as iniciativas Base Milano e Milano Innovation District como inspirações para projetos na capital paulista sobre inovação, tecnologia e cultura.

Com relação à celebração dos 60 anos do Acordo de Irmanamento, a Secretária destacou que Milão foi a primeira cidade-irmã de São Paulo. Entre as propostas de celebração discutidas estão a troca de experiências e cooperação nas áreas de economia criativa, ação climática, negócios, inovação e tecnologia, cultura e outras.


Requalificação urbana e sustentabilidade
A cidade de São Paulo e Milão compartilham de intercâmbios e cooperações técnicas nas áreas de questões urbanas e sustentabilidade. Em 2020, as duas cidades desenvolveram um Plano de Ação, através do programa International Urban Cooperation (IUC), da União Europeia. O Plano de Ação estabeleceu a previsão de trocas de experiências entre as duas cidades nos temas de requalificação urbana e preservação de patrimônio histórico da Cidade de São Paulo.

Ambas cidades estão comprometidas com a redução de carbono. A cidade de São Paulo lançou, no começo de junho, o Plano de Ação Climática (PlanClima SP), documento que vai direcionar a formulação de políticas públicas e ações da administração municipal para zerar a emissão de carbono. Além disso, o município inaugurou o O Hub Green Sampa - Centro de Inovação Bruno Covas, espaço direcionado à inovação em tecnologias verdes. Já Milão, por sua vez, lidera o projeto OpenAgri, que busca identificar e testar novas soluções relevantes ao contexto europeu relacionadas ao desenvolvimento urbano sustentável e à agricultura urbana. A cidade italiana também está dedicada à elaboração do Air and Climate Plan.