Prefeitura de São Paulo e representantes da agência de desenvolvimento do Japão dialogam sobre cooperação técnica no município

Reunião abordou possíveis parcerias para projetos de microdrenagem, meio ambiente e sustentabilidade

Com o objetivo de alinhar as demandas para uma cooperação técnica, a Prefeitura de São Paulo participou de uma reunião com representantes da Japan International Cooperation Agency (JICA) na última quarta (02). A videoconferência contou com a presença da Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, do Secretário-Adjunto do Verde e Meio Ambiente, Carlos Eduardo Guimarães de Vasconcellos, da Secretária-Adjunta de Subprefeituras, Ana Carolina Lafemina, e do Secretário-Adjunto de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Augusto Alves Garcia; da parte do JICA, participaram o Diretor-Adjunto da JICA em Brasília, Shinji Sato, e o Coordenador-Sênior de Projetos da JICA Brasil, Kimura Nobuyuki. A reunião também foi acompanhada pela Secretária-Adjunta de Relações Internacionais, Embaixadora Débora Barenboim-Salej, o Diretor de Gestão de Captação e Financiamentos da SP Obras, Evandro Torquato Sobrado, a Coordenadora do Núcleo de Projetos da SP Obras, Antonia Ribeiro Guglielmi, o Vice-Cônsul para Assuntos Econômicos do Consulado-Geral do Japão em São Paulo, Naoki Nakano, e a Assessora do Departamento Econômico do Consulado-Geral do Japão em São Paulo, Marcia Kuga.

Durante a reunião, os participantes dialogaram sobre possível cooperação em projetos de microdrenagem, requalificação de parques, meio ambiente e sustentabilidade. Este foi o terceiro encontro da Prefeitura de São Paulo com os representantes japoneses para avançar com a propostas de cooperação bilateral. Em março de 2021, a Secretária Marta Suplicy se reuniu com o Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, para prospectar a parceria para o desenvolvimento de projetos de saneamento básico e inovação no município. Em abril, ocorreu a primeira reunião com a JICA.

A JICA é a agência do Governo japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA), que apoia o crescimento e a estabilidade socioeconômica dos países em desenvolvimento. Em São Paulo, a agência já apoiou iniciativas de gestão hídrica e segurança pública na cidade de São Paulo. Entre 2007 e 2008, a JICA desenvolveu um projeto de controle da redução de perdas de água em parceria com a cidades de São Paulo, Guarujá e São José dos Campos, utilizando a melhor técnica do Japão para analisar a situação das perdas e elaborar medidas concretas para a redução. De 2008 a 2011, a JICA implementou o princípio do policiamento comunitário através do sistema Koban em todo o estado de São Paulo, por meio da Polícia Militar.