São Paulo participa de encontro virtual para reativar o Comitê Consultivo de Governos Locais para a Biodiversidade

Além da rearticulação, o movimento busca formular um novo Marco Global da Biodiversidade pós-2020

A cidade de São Paulo participou do encontro virtual para a reativação do Comitê Consultivo de Governos Locais para a Biodiversidade, realizado em 4 de junho pelo Centro de Biodiversidade e Cidades do ICLEI e pelo Secretariado da Convenção da Diversidade Biológica das Nações Unidas. Na reunião, o município foi representado pelo Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SMVA), Rodrigo Ravena; também participaram do encontro os representantes das cidades de Bonn (Alemanha), Cagayan de Oro (Filipinas), Campinas (SP), Curitiba (PR), Entebbe (Uganda), ?zmir (Turquia), Medellín (Colômbia), Cidade do México (México), Montreal (Canadá), Nagoya (Japão), Tirana (Albânia) e Växjö (Suécia).

O Comitê Consultivo de Governos Subnacionais para a Biodiversidade foi estabelecido em 2007; três anos depois o Comitê passou a atuar como Comitê Consultivo formalmente reconhecido sobre governos locais. A última reunião oficial do Comitê ocorreu em 2014, durante a CBD COP 12, em Pyeongchang, na Coreia. A rearticulação do Comitê em 2021 objetiva lidar com a constante e crescente perda da biodiversidade e da degradação dos ecossistemas e formular um novo Marco Global da Biodiversidade pós-2020 (Global Biodiversity Framework - GBF).

Durante o encontro online, a Secretária-Geral Adjunta do ICLEI e Diretora Global do Centro de Biodiversidade e Cidades (CBC) do ICLEI, Kobie Brand, contextualizou a atuação do Comitê, abordando a sua importância no âmbito da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU. Além disso, também foram discutidas a função Comitê Consultivo e a adoção dos Termos de Referência.

A cidade de São Paulo foi convidada a integrar o comitê em 2011. O município é uma das lideranças na pauta de biodiversidade e sustentabilidade. Um exemplo do comprometimento de São Paulo com preservação ambiental foi a elaboração do Plano de Ação Climática do Município, o PlanClima SP, lançado no começo do mês; o documento lista 43 ações para mitigação de gases de efeito estufa e de adaptação aos impactos da mudança do clima na gestão da cidade. Clique aqui para saber mais.