Prefeitura realiza terceira oficina do projeto internacional sobre desagregação de dados e redução das desigualdades

A atividade explorará possíveis soluções aos problemas comuns identificados entre as cidades participantes

Nesta sexta (11), a Prefeitura de São Paulo realiza a terceira oficina do projeto de cooperação sul-sul de “Redução de Desigualdades com Foco na transversalização das Perspectivas de Território, Gênero e Raça/Etnia nas Políticas Públicas”, a partir das 14h30. A atividade será transmitida pelo canal do YouTube da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) e é aberta para o público.

A oficina vai explorar possíveis soluções para os problemas comuns identificados pelas cidades de Buenos Aires (Argentina), La Paz (Bolívia), Niterói (RJ) e São Paulo nos processos de diagnóstico de indicadores desagregados. O foco da atividade é o tema "vulnerabilidade dos sistemas estatísticos", aprofundando o assunto por meio do compartilhamento de boas práticas.

Durante a oficina, cada cidade participante terá 25 minutos para apresentar uma alternativa à dificuldade diagnosticada nas atividades anteriores. Os temas por cidade são:

  • São Paulo: sub exploração dos dados de registro;
  • Niterói: falta de padronização conceitual, metodológica e operacional;
  • Buenos Aires: necessidade de um marco normativo forte para estruturar o sistema estatístico;
  • La Paz: falta de desenvolvimento do sistema em que se registram as informações.

Esta oficina integra a primeira parte de desenvolvimento do projeto, realizado pelo Programa de Cooperação Sul-Sul da rede Mercocidades. Coordenado pela SMRI, a iniciativa tem como objetivo a realização de discussões sobre a redução de desigualdades nos municípios sob a perspectiva da importância da desagregação de dados focada em três óticas (território, gênero, raça/etnia).

 

Arte de divulgação da oficina

 

Serviço:
3º oficina do projeto de cooperação sul-sul de “Redução de Desigualdades com Foco na Transversalização das Perspectivas de Território, Gênero e Raça/Etnia nas Políticas Públicas”
Data: 11/06/2021
Horário: das 14h30 às 17h
Transmissão: www.youtube.com/watch?v=6qBrt5e3Sqw

 

_____

Leia mais:

Prefeitura realiza segunda oficina do projeto internacional “Redução das Desigualdades com Foco na Transversalização das Perspectivas de Território, Gênero e Raça/Etnia nas Políticas Públicas”

São Paulo lança projeto sobre redução das desigualdades nas políticas públicas

São Paulo é selecionada para realizar projeto sobre redução das desigualdades