Secretaria Municipal de Relações Internacionais participa de reunião com Cônsul-Geral do Chile em São Paulo

Secretária Marta Suplicy propôs Acordo de Cooperação e Amizade para os temas de mobilidade urbana e sustentabilidade

A Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, se reuniu com o Cônsul-Geral do Chile em São Paulo, o Ministro-Conselheiro Juan Carlos Salazar-Álvarez, nesta quarta-feira (02). A reunião teve como objetivo discutir a implementação de ônibus elétricos, por meio de uma parceria com a empresa ENEL X Brasil. Também participaram do encontro a Secretária-Adjunta de Relações Internacionais, Embaixadora Débora Vainer Barenboim-Salej, e o Coordenador de Relações Internacionais, Francisco Castro.

Durante a reunião, o Cônsul-Geral chileno informou que a parceria entre a ENEL X e o Chile teve início em 2017 e foi a primeira experiência para implantação de ônibus elétricos no país. A iniciativa começou com 100 veículos e hoje já conta com mais de 2000 ônibus elétricos, sendo esta a maior infraestrutura de eletromobilidade da América Latina.

O modelo implementado na capital chilena é referência para São Paulo, que busca investir ainda mais no uso dos veículos elétricos. Em 2018, a Prefeitura de São Paulo implementou a Lei Nº 14.933/2018, art. 50, que prevê a redução de emissões de gases poluentes por parte de todo o transporte público municipal.
Desde então, a capital vem investindo na eletromobilidade sustentável. Além disso, a Prefeitura de São Paulo tem como diretriz municipal reduzir a emissão de gases de efeito estufa, por meio do eixo "Rumo ao Carbono Zero", do PlanClima SP. Um dos principais objetivos da proposta é aumentar a eficiência energética, além de estimular o crescimento da participação da mobilidade ativa e do transporte coletivo movido por combustíveis não fósseis.

Outro tema abordado, na área de inovação e tecnologia, foi a experiência chilena na construção do Parque de Ciência e Tecnologia do Bío Bío (PACyT), conhecido como "Vale do Silício do Bío Bío". O espaço está localizado no centro do Chile e foi feito em parceria com a Universidade de Concepción. A meta do país é criar um polo digital de pesquisa e inovação. Entre os planos, está também a criação de uma área de mata nativa para sua conservação. De acordo com a Secretária Marta Suplicy, esta experiência no Chile pode servir de modelo para a cidade de São Paulo.

Com o encaminhamento da reunião, a Secretária de Relações Internacionais propôs um Acordo de Cooperação e Amizade entre as cidades de São Paulo e Santiago, direcionado para os temas de mobilidade urbana, meio ambiente e sustentabilidade, planejamento urbano e direitos humanos.


Relações Bilaterais

São Paulo e Chile já realizaram parcerias previamente - no ano de 2019, a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) articulou uma missão em Santiago, para a troca de experiências para implementação do Museu da Cidadania e Direitos Humanos na capital paulista. No mesmo ano, o então Prefeito Bruno Covas recebeu, no Gabinete da Prefeitura Municipal, o Embaixador do Chile, Fernando Schmidt Ariztía, e o então Cônsul-Geral do Chile em São Paulo, Alejandro Sfeir.