Reabertura das fronteiras: saiba quais as recomendações para brasileiros que precisam viajar aos países da Europa

Veja quais países da Europa já permitem a entrada em seus territórios

Durante a pandemia da Covid-19, muitos países restringiram os voos procedentes do Brasil, assim como a entrada de brasileiros e passageiros com estadia recente no país por um tempo, no intuito de evitar o aumento dos números de casos e óbitos pela doença. Outras nações, entretanto, começaram o processo de abertura das fronteiras e retomada de voos internacionais.

Contudo, mesmo com a pandemia, há quem precise viajar para o exterior por razões essenciais - motivos profissionais ou emergências familiares, por exemplo. A Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Relações Internacionais reforçam as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de especialistas da área para praticar o isolamento social e ficar em casa, desaprovando viagens a turismo.

Abaixo, confira quais países da Europa já permitem a entrada em seus territórios, junto com as exigências para tal e seus respectivos consulados em São Paulo.

Albânia

O país não possui restrições para o ingresso de estrangeiros, é apenas obrigatório o uso de máscaras em locais públicos.

Mais informações na página do Consulado Geral da Albânia em São Paulo.

Áustria

Passageiros que estiveram no Brasil nos últimos 10 dias devem preencher um Cadastro de Entrada (até 72 horas antes de ingressar no país) e apresentar um certificado médico confirmando teste molecular RT-PCR negativo assinado por um médico ou teste RT-PCR negativo, ambos realizados em até 72 horas anteriores ao embarque. Esses atestados devem estar em inglês ou alemão e informar os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, data e horário do teste, assinatura de quem realizou o teste e carimbo da instituição responsável. É também obrigatória quarentena de, no mínimo, 10 dias na própria residência ou outra acomodação adequada após a chegada no país - para mais informações, clique aqui.

Mais informações na página do Consulado Geral da Áustria em São Paulo.

Irlanda

É necessário o visto para entrada - cidadãos de países da América do Sul e África sem a posse do documento terão a entrada barrada. O Departamento de Justiça Irlandês parou de aceitar pedidos de visto, a menos em casos de emergência e prioridade - para mais informações, clique aqui. Com o visto em mãos, também é exigido um Formulário Localizador de Passageiros e um resultado negativo do teste RT-PCR, realizado em até 72 horas antes da viagem. Passageiros também estão designados a cumprir quarentena em instalações pré designadas na Irlanda.

Mais informações na página do Consulado Geral da Irlanda em São Paulo.