Reabertura das fronteiras: saiba quais as recomendações para brasileiros que precisam viajar aos países das Américas

Confira quais países das Américas já permitem a entrada em seus territórios

Durante a pandemia da Covid-19, muitos países restringiram os voos procedentes do Brasil, assim como a entrada de brasileiros e passageiros com estadia recente no país por um tempo, no intuito de evitar o aumento dos números de casos e óbitos pela doença. Outras nações, entretanto, começaram o processo de abertura das fronteiras e retomada de voos internacionais.

Contudo, mesmo com a pandemia, há quem precise viajar para o exterior por razões essenciais - motivos profissionais ou emergências familiares, por exemplo. A Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Relações Internacionais reforçam as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de especialistas da área para praticar o isolamento social e ficar em casa, desaprovando viagens a turismo.

Abaixo, confira quais países das Américas já permitem a entrada em seus territórios, junto com as exigências para tal e seus respectivos consulados em São Paulo.

 

México

O país não possui restrições para o ingresso de estrangeiros, no entanto é necessário o preenchimento de um questionário na chegada, o Cuestionário de identificación de factores de riesgo en viajeros. O uso de máscaras em locais públicos é obrigatório.

Mais informações na página do Consulado Geral do México em São Paulo.

 

Bolívia

As fronteiras terrestres com o Brasil estão fechadas, mas voos seguem autorizados. Os viajantes precisam apresentar, na chegada ao país, o teste RT-PCR negativo, realizado em até 72 horas anteriores, e preencher o formulário Declaración Jurada del Viajero para Seguimiento COVID-19. Também é obrigatório seguro saúde com cobertura para a doença. Passageiros estão sujeitos a quarentena de dez dias após a chegada. Menores de seis anos de idade estão isentos da realização do teste RT-PCR.

Mais informações na página do Consulado Geral da Bolívia em São Paulo.