São Paulo lança projeto sobre redução das desigualdades nas políticas públicas

Iniciativa é uma cooperação internacional entre as Niterói (RJ), La Paz (Bolívia), Buenos Aires (Argentina), no âmbito da rede Mercocidades

A Prefeitura de São Paulo lançou o projeto de Cooperação Sul-Sul "Redução das Desigualdades com Foco na Transversalização das Perspectivas de Território, Gênero e Raça/Etnia nas Políticas Públicas" nesta quarta (17). A iniciativa é desenvolvida em parceria com as Prefeitura de Niterói (RJ), La Paz (Bolívia), Buenos Aires (Argentina) e com a rede Mercocidades.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais, o projeto busca dialogar sobre a redução de desigualdades nos municípios sob a perspectiva da desagregação de dados com enfoque no território, gênero e raça/etnia. O objetivo é criar indicadores desagregados para a formulação de políticas públicas que visem a redução das desigualdades.

A abertura institucional foi transmitida para os servidores públicos das cidades envolvidas no projeto, com tradução simultânea em português e espanhol. O evento online contou com a participação de representantes das Prefeituras de São Paulo, Niterói, La Paz e Buenos Aires, de Mercocidades e especialistas sobre o tema da desagregação de dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da ONU Mulheres e de Paulo de Matino Januzzi, Professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE/IBGE e pesquisador PQ/CNPq no projeto Informação Estatística e Políticas Públicas no Brasil. 

 

Sobre o projeto

A proposta do projeto “Redução das Desigualdades com Foco na Transversalização das Perspectivas de Território, Gênero e Raça/Etnia nas Políticas Públicas” foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais durante a 14ª Capacitação Regional de Mercocidades, em parceria com a equipe técnica da Secretaria de Governo Municipal. A formação ocorreu em outubro de 2020 e a capital paulista foi representada pela assessora de assuntos multilaterais, Bruna Starling, ponto focal da rede na capital paulista e responsável pelas pautas internacionais de interface com as temáticas de Direitos Humanos e com a Agenda 2030.

Além dos diálogos sobre a desagregação de dados nas perspectivas de território, gênero e raça/etnia, a iniciativa também prevê o intercâmbio de experiência entre as cidades participantes para criar e fortalecer as políticas públicas que promovam a redução das desigualdades.

 

Arte de divulgação, com o mapa da América Latina desenhado à esquerda e o texto "projeto de Cooperação Sul-Sul 'Redução das Desigualdades com Foco na Transversalização das Perspectivas de Território, Gênero e Raça/Etnia nas Políticas Públicas'' à direita.