São Paulo é selecionada para realizar projeto sobre redução das desigualdades

Programa internacional de Cooperação Sul-Sul de Mercocidades vai apoiar a realização da iniciativa da capital junto às cidades de Niterói (RJ), La Paz (Bolívia) e Buenos Aires (Argentina).

 A cidade de São Paulo foi selecionada pelo Programa de Cooperação Sul-Sul da rede Mercocidades para desenvolver um projeto sobre redução das desigualdades. Intitulado “Redução das desigualdades com foco na transversalização das perspectivas de território, gênero e raça/etnia nas políticas públicas”, o projeto será desenvolvido numa parceria entre a equipe técnica da Secretaria de Governo Municipal (SGM) e de Relações Internacionais da Prefeitura.

O projeto tem como objetivo promover a criação de indicadores desagregados e a formulação de novas políticas públicas com vistas à redução das desigualdades. A iniciativa também prevê o intercâmbio de experiência entre as cidades participantes do projeto para criar e fortalecer as políticas públicas que promovam a redução das desigualdades. A proposta pretende desenvolver um documento com a memória da cooperação compartilhando as boas práticas a serem adotadas a fim de beneficiar outras cidades brasileiras e da rede Mercocidades.

“Esse resultado foi possível porque temos uma equipe de Relações Internacionais que conhece e está conectada com as demandas reais de São Paulo. Articulações como essa fortalecem a ação da Prefeitura para tornar a nossa cidade mais justa e equalitária”, pontuou o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes.

A proposta deste projeto foi elaborada pela equipe de Relações Internacionais no contexto da 14ª Capacitação Regional de Mercocidades. Realizada em outubro de 2020, a capital paulista foi representada pela Assessora de Relações Internacionais, Bruna Starling, ponto focal da rede na capital paulista e responsável pelas pautas internacionais de interface com as temáticas de Direitos Humanos e com a Agenda 2030.

“A experiência na capacitação de Mercocidades foi uma oportunidade para qualificar o quadro técnico de relações internacionais na formulação de projetos de cooperação internacional Sul-Sul, o que possibilitou a elaboração de um projeto que dialoga com a realidade local e traz uma intervenção necessária para combater as desigualdades considerando suas nuances interseccionais” destacou a Bruna.

O projeto conta ainda com atuação em conjunto das cidades de Niterói (RJ), La Paz (Bolívia) e Buenos Aires (Argentina) e deve ser realizado 2021. Além da capital paulista, as cidades de Santa Fé (Argentina), Avellaneda (Argentina) e Montevidéu (Uruguai) também foram selecionadas para integrar o programa.