Meus dois anos como Secretário de Relações Internacionais de uma cidade que é do mundo

Artigo assinado pelo Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes.

Deixo a Secretaria de Relações Internacionais da cidade de São Paulo.

Parto em busca de novos desafios, novos conhecimentos, mas com o mesmo objetivo de sempre: fazer a nossa cidade um lugar melhor para todos os que nela vivem.

Foram apenas 2 anos como Secretário de Relações Internacionais da cidade de São Paulo. Mas, foram 2 anos incríveis!

Nesse período, tive o privilégio de atuar junto a uma equipe que me fez crescer muito, como gestor e como internacionalista. A equipe de Relações Internacionais da cidade de São Paulo é, sem sombra de dúvidas, a melhor do Brasil e faz frente as equipes das maiores cidades do mundo. Uma equipe enxuta, capacitada, diversa, apaixonada, preparada e pronta para novos desafios.

Aliás, talvez essa seja uma das atitudes que eu mais cobrei deles durante todo o período em que estive Secretário: prontidão!

Nesse curto período, conseguimos instaurar uma nova dinâmica para as Relações Internacionais da cidade, atuando nacional e internacionalmente, buscando capilaridade de projetos com todas as Secretarias Municipais e empresas públicas, com o Corpo Consular de São Paulo, ERESP, Embaixadas do Brasil no exterior, organismos internacionais, Redes de Cidades, iniciativa privada, entidades do terceiro setor e Universidades.

Tenho a certeza de que deixei minha equipe, meus colegas Secretários e suas equipes, um pouco mais loucos.

Fizemos o MONUEM-ERESP nas escolas públicas municipais, participamos de eventos internacionais de grande envergadura como o U20, a COP25 e o C40 World Mayors Summit. Realizamos eventos internacionais na cidade com o Banco Mundial, C40, Rainbow Cities e outros parceiros, auxiliamos no Plano de Ação Climática e no Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias, organizamos a maior ajuda humanitária internacional da história da cidade, a São Paulo por Beirute

Inovamos em nossa participação na Parada LGBT trazendo o Congresso Internacional de Turismo LGBT para a capital paulista, trio elétrico de Relações Internacionais e mudança da sinalização de pedestres na Avenida Paulista. Auxiliamos na criação do cash rebate, junto a Secretaria de Cultura e SP Cine a fim de que nossa cidade se torne cada vez mais film friendly, gerando empregos, renda e fortalecendo o turismo.

Foram muitas as conquistas, mas a maior dela foi poder atuar de maneira tão direta e diversificada, com o objetivo de termos ações efetivas que melhorem a vida dos paulistanos.

Meu mandato como Secretário não se conclui da maneira como imaginei. Assim como para muitas outras pessoas, a pandemia adiou nosso planejamento para 2020 e muito do trabalho que havíamos programado ficou pendente. Mas nós participamos ativamente do enfrentamento ao coronavírus, não apenas na cidade de São Paulo mas no mundo.

Nos mobilizamos para gerar relatórios internacionais que pudessem ser rapidamente distribuídos para todos os municípios brasileiros, com o auxílio da Frente Nacional de Prefeitos, a fim de que as cidades pudessem saber o que estava e o que não estava funcionando no exterior. Enviamos também relatórios semanais em inglês para consulados, embaixadas, Redes de Cidades e Universidades, do que São Paulo, uma das maiores cidades do mundo, estava fazendo. Digo sempre que o que funciona aqui, provavelmente vai funcionar em qualquer outra cidade.

Não bastasse isso, a Equipe de Relações Internacionais, junto com o Gabinete do Prefeito, foi responsável por arrecadar mais de R$72 milhões para o enfrentamento da COVID19, grande parte em insumos hospitalares, máscaras, face shields, álcool em gel, cestas básicas, água potável e kits de higiene e limpeza.

Não posso deixar também de agradecer ao Corpo Consular de São Paulo, o segundo maior do mundo, e as Câmaras de Comércio, por toda a parceria durante o meu mandato e por tudo que tem feito pela cidade de São Paulo ao longo de todos esses anos. As Redes de Cidades que tem nos apoiado em diversos projetos e que tem em São Paulo uma voz ativa e relevante.

Ao meu amigo Bruno Covas, Prefeito de São Paulo, só tenho a agradecer pela confiança e pelo desafio; tanto o de ser seu Secretário de Relações Internacionais quanto do que virá pela frente. Como já disse outras vezes, tenho muito orgulho de fazer parte do seu time.

Me despeço com orgulho do trabalho realizado, já com saudades da minha equipe, de tudo que fizemos juntos e até mesmo daquilo que iniciamos mas não tivemos a oportunidade de terminar.

Contem sempre comigo, porque eu contarei sempre com vocês.

Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes