São Paulo é escolhida para participar de campanha global sobre promoção do direito de acesso à informação de mulheres

Promovida pela organização The Carter Center, o objetivo da campanha é sensibilizar a população sobre o direito das mulheres à informação

A cidade de São Paulo foi escolhida para integrar a campanha global “Inform Women, transform lives”, promovida pelo The Carter Center. O objetivo da campanha é garantir que as mulheres possam buscar e receber informações, prosperar em suas comunidades e impactar seus governos. Por meio da articulação da equipe internacional da Prefeitura, a capital paulista foi selecionada entre 30 cidades, com base no compromisso com a transparência e igualdade de gênero. A campanha será desenvolvida pelas equipes de Relações Internacionais, Governo Aberto de São Paulo e pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.

Esta é a primeira vez que o The Carter Center promove uma campanha global, que tem como objetivo aumentar a conscientização sobre o direito das mulheres à informação e auxiliar os governos locais a atingir mulheres com informações significativas. Além de São Paulo, participam também da iniciativa: Atlanta e Chicago (EUA), Amã (Jordânia), Buenos Aires (Argentina), Cidade do Cabo (África do Sul), Colombo (Sri Lanka), Dhaka (Bangladesh), Dublin (Irlanda), Cidade da Guatemala (Guatemala), Kampala (Uganda), Lima (Peru) e Monróvia (Libéria).

Para a Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto, a participação da cidade de São Paulo nesta campanha é uma forma de fortalecer as ações do município contra a violência de gênero: “Muito nos honra que a cidade de São Paulo tenha sido escolhida para integrar essa ação tão necessária e potente promovida pelo The Carter Center. A pluralidade e os desafios que permeiam nossa atuação na defesa dos direitos das mulheres paulistanas, respeitando sua origem e individualidade, nos capacita e nos motiva a buscar cada vez mais articulações como essa, somando forças para que esse movimento multilateral ganhe corpo e uma voz cada vez mais audível contra a violência de gênero e o sexismo”.

Já a Coordenadora para Assuntos de Governo Aberto, Patrícia Marques, destacou a importância de facilitar o acesso às informações e direitos pelas mulheres para favorecer a participação cidadã: “para nós é uma imensa satisfação fazer parte dessa campanha. A Cidade de São Paulo tem um histórico de êxito em projetos colaborativos, nos quais a sociedade civil e o governo trabalham em conjunto. Trabalhar questões de gênero e trazer o foco às cidadãs de nossa cidade é uma pauta indissociável da gestão de políticas públicas. O Governo Aberto tem demonstrado uma forte potência transformadora, e assim são as mulheres: potentes, inovadoras, capazes de transformar suas vidas e as vidas daqueles que as cercam. Uma mulher mais informada, ciente de seus direitos, amplia este poder para si mesma e para toda uma comunidade. Quem tem mais informação, participa mais. E é isso o que a gente precisa: pessoas que participem e estejam mais próximas da administração pública”.

O Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, comentou sobre o apoio internacional para desenvolver uma ação coletiva para a cidadania das mulheres: “Mais do que promover o acesso à informação para as mulheres, esta campanha é um esforço para garantir às mulheres o exercício da cidadania de forma plena, de criar mecanismos para superar as opressões e violências de gênero. A participação nessa campanha reforça o compromisso de que São Paulo é uma cidade para todos e todas”.

O pré-lançamento da “Inform Women, transform lives”, com a divulgação das cidades participantes e dos objetivos da campanha, ocorreu na quinta-feira (10), Dia Internacional dos Direitos Humanos, através da publicação de um vídeo nas redes sociais. O lançamento oficial da campanha acontecerá no próximo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com encerramento previsto em 28 de setembro de 2021, Dia Internacional do Direito ao Saber.

Sobre o The Carter Center

O The Carter Center é uma organização não-governamental fundada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, e sua esposa, Rosalynn. Com o lema "Promovendo a paz. Lutando contra doenças. Construindo esperança", a organização busca prevenir e resolver conflitos, melhorar a liberdade e a democracia, além da melhoria da saúde em todo o mundo.

 

Banner da campanha com o texto "Inform Women, Transform Lives".