Prefeitura de São Paulo recebe capacitação em Direitos Humanos pela OPAS/ OMS

A formação foi realizada entre 20 e 23 julho na Casa da Mulher Brasileira, com profissionais que atuam no atendimento de mulheres em situação de violência

Em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/ OMS) realizou uma capacitação com as servidoras municipais que atendem mulheres vítimas de violência na cidade de São Paulo. O treinamento ocorreu de 20 a 23 de julho na Casa da Mulher Brasileira e contou com a participação de assistentes sociais, psicólogas e da equipe socioeducativa das unidades de acolhimento de mulheres. “O combate a violência contra mulher durante a pandemia é questão de urgência e essa capacitação integra uma série de ações da Prefeitura para proteger as mulheres que vivem em situação de violência. A partir de agora, os atendimentos para elas poderão ser feitos de forma mais qualificada e humanizada", afirmou o Prefeito de São Paulo, Bruno Covas.

O objetivo do treinamento foi qualificar o atendimento às mulheres em situação de violência no contexto da pandemia da Covid-19. “A formação da OPAS/ OMS com a SMDHC visa aprimorar os serviços nos equipamentos de atendimento às mulheres, para que este processo possa ser feito de maneira digna e segura", destacou o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes. “Essa parceria fortalece o atendimento das mulheres em situação de violência por oferecer um conhecimento de ponta sobre a prevenção da Covid-19 e sobre como lidar com mulheres em situação de violência nesse momento de pandemia. Acredito que a capacitação resulta no impacto direto no atendimento às mulheres”, explicou a Coordenadora de Assuntos Internacionais Multilaterais, Marina Morais de Andrade

O curso foi ministrado pela Consultora Nacional de Direitos Humanos do Gabinete da Representação Adjunta da OPAS/OMS Brasil, Akemi Kamimura, e pela equipe de Preparação, Vigilância e Resposta a Emergências da OPAS/OMS Brasil, representada por Fabiana Sherine dos Santos. Para a consultora da OPAS/ OMS, a capacitação prepara as servidoras municipais para acolher as vítimas de violência desde a recepção, com orientações de cuidados para evitar o contágio pelo coronavírus tanto por parte das funcionárias quanto das mulheres atendidas. “Nesse contexto da pandemia, o serviço de atendimento às mulheres em situação de violência é essencial e, por isso, é importante que as profissionais que vão prestar esse atendimento estejam informadas e atualizadas”, explicou Akemi.

Durante o treinamento, que ocorreu de forma presencial, foram seguidos todos os protocolos de segurança sanitária para a realização da atividade. A capacitação abordou os temas relacionados a perspectiva de gênero e enfrentamento à violência contra as mulheres na conjuntura da pandemia da Covid-19, os cuidados psicológicos e medidas de autocuidado, as habilidades psicossociais de quem atua na linha de frente da resposta à Covid-19 e a preparação dos equipamentos na fase de reabertura dos serviços.

“A capacitação foi muito bem-vinda e importante para esse momento de pandemia. Além de contribuir com todas as ações e os cuidados já adotados pela SMDHC, o treinamento ajudou na preparação para esse novo momento que estamos adentrando, com a retomada gradual das atividades econômicas”, pontuou a Secretária-Executiva Adjunta de Políticas para Mulheres, Mayara Mathias. Para a Coordenadora da Casa da Mulher Brasileira (CMB) de São Paulo, Giannadrea Daidone, o treinamento trouxe orientações confiáveis, por meio da Organização Mundial da Saúde (OMS), para garantir um atendimento de qualidade às mulheres: "a experiência foi muito valiosa e veio ao encontro das nossas preocupações em atender com humanidade e dignidade, primando pelos cuidados à vida tanto de nossas usuárias, como da grande equipe da CMB", destacou a coordenadora.

Cuidado
Na quarentena, as mulheres ficaram mais vulneráveis às violências. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública indicam que os casos de feminicídio tiveram um aumento de 22% em todo país. Na cidade de São Paulo, os casos de violência contra mulher cresceram 30% durante os meses de março e abril de 2020, segundo o Núcleo de Gênero e o Centro de Apoio Operacional Criminal (CAOCrim) do Ministério Público de São Paulo (MPSP). “Justamente nesse momento, em que a gente sabe que os índices de violência contra mulher estão aumentando, é fundamental preparar as profissionais para um atendimento humanizado. A capacitação busca fortalecer essa política pública da Prefeitura para lidar com esse novo contexto”, finalizou a Coordenadora Marina Morais.

Para a Secretária-Executiva, a formação foi importante para trazer mais segurança às mulheres que procuram os serviços: “a mulher é quem cuida de tudo e é a chefe de famílias em muitos lares aqui de São Paulo. Nós acreditamos que, inclusive por este motivo, a mulher também precisa se cuidar”, concluiu Mayara Mathias.

Foto da capacitação, mostrando o auditório da Casa da Mulher Brasileira, com a palestrante em primeiro plano e as servidores municipais ao fundo.

Foto da capacitação com três mulheres em pé assistindo à palestra; no fundo há um painel cor de rosa com um contorno de um rosto de mulher.

Foto da capacitação, com uma das participantes fazendo uma apresentação.