Prefeitura de São Paulo participa do lançamento virtual da série Voluntary Local Reviews da UCLG e da ONU Habitat no High Level Political Forum

Encontro online reuniu líderes globais para compartilhar as ações de localização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

Na manhã de quarta-feira (08), o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, representou a Prefeitura de São Paulo na sessão de lançamento da série Voluntary Local Reviews (VLRs), promovido pela rede Cidades e Governos Locais Unidos (UCLG) e pelo Programa de Assentamentos Humanos das Nações Unidas (ONU Habitat). O VLR é um documento de revisão voluntária de um governo local a respeito do progresso empreendido para construir uma cidade mais sustentável e que esteja alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Participaram do encontro online a Secretária-Geral da UCLG, Emilia Saiz, a Diretora-Executiva da ONU-Habitat, Maimunah Mohd Sharif, a Comissária de Nova York (EUA) para Assuntos Internacionais, Penny Abeywardena, o Conselheiro de Madri (Espanha) para Assuntos Internacionais, Santiago Saura, o representante de Moscou (Rússia), Greg Maltsev, e o comissário para a Agenda 2030 de Barcelona (Espanha), Miquel Rodriguez. O evento também contou com a presença da Secretária de Desenvolvimento Social de Oaxaca (México), Yolanda Martínez, do Subsecretário de Relações Internacionais de Buenos Aires (Argentina), Francisco Resnicoff, da Secretária-Adjunta de Planejamento de Niterói (Rio de Janeiro), Marilia Sorrini Peres Ortiz, e do Chefe da Divisão de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU DESA, Amson Sibanda.

Com o objetivo de promover um diálogo sobre inciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável, o webinar realizou um balanço sobre a implementação da Agenda 2030 nas cidades e contribuiu para a transparência e a responsabilidade social perante os cidadãos. Durante o evento, os participantes compartilharam as estratégias adotadas para colocar em prática os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

“A Prefeitura de São Paulo trabalha para ser um impulsionador da mudança, promovendo políticas públicas alinhadas aos princípios da sustentabilidade e sendo uma referência para iniciativas nacionais e internacionais em todos os níveis. A cidade de São Paulo é um retrato do Brasil com todas as suas belezas, desigualdades e desafios. Precisamos construir um país melhor por meio dos governos locais e é isso que estamos fazendo aqui”, declarou o Secretário Luiz Alvaro.

O encontro virtual apontou a importância da cooperação internacional descentralizada para solucionar os desafios do futuro pós-pandemia e outras demandas como a mudança climática, as mudanças demográficas e sociais e a desigualdade. O primeiro volume das Diretrizes para VLRs, desenvolvidas em conjunto pela CGLU e pela ONU Habitat, ressalta a importância desses documentos para o monitoramento e avaliação do progresso em relação aos ODS e contribui para direcionar as ações para que as cidades, os territórios e as sociedades sejam mais justas, resilientes e sustentáveis. Para acessar o documento, clique neste link.

Print da tela com as telas dos participantes do webinar.