São Paulo e ICLEI discutem parceria institucional por meio de iniciativas de inovação e sustentabilidade

A cooperação é resultado da articulação entre a equipe internacional da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

A Prefeitura de São Paulo, por meio da equipe de Relações Internacionais e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), participou de uma reunião por videochamada com a rede global ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade na quinta-feira (25). Com o objetivo de dialogar sobre uma parceria institucional, a videoconferência contou com a participação do Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, da Secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), Aline Cardoso, e do Secretário-executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo.

Também participaram do encontro virtual a Coordenadora de Assuntos Multilaterais e Redes de Cidades, Marina Morais, a Assessora de Assuntos Multilaterais e Redes de Cidades, Talita Vieira Antonio, a Secretária-Adjunta de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Ana Carolina Lafemina, o Presidente-Diretor da Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADESAMPA), Frederico Celentano, o Gerente de Relações Institucionais e Advocacy do ICLEI, Rodrigo Corradi e o Assessor de Relações Institucionais do ICLEI, Tomás Collier.

Durante a videoconferência, os participantes debateram sobre a cooperação institucional entre a Prefeitura de São Paulo e o ICLEI, por meio das iniciativas Green Sampa e ICLEI Innovation. O Green Sampa busca reunir atores estratégicos do setor de tecnologias sustentáveis para a implementação de uma plataforma que faça o mapeamento de soluções inovadoras para apoiar o desenvolvimento do setor. Já o ICLEI Innovation é uma iniciativa para fomentar soluções tecnológicas com ênfase no desenvolvimento urbano sustentável e no empreendedorismo. O programa consiste em três etapas – aceleração de startups, investimento e capitalização das startups selecionadas e aplicação da tecnologia desenvolvida nas cidades – e o tema do primeiro ciclo é áreas verdes urbanas.

“Para construirmos um futuro sustentável, precisamos incentivar ações e projetos que conciliam desenvolvimento e inovação. Esta parceria entre a cidade de São Paulo e o ICLEI é um incentivo para o empreendedorismo e o uso de tecnologias limpas em nossa cidade“, comentou o Secretário Luiz Alvaro.

O encontro virtual possibilitou a articulação para o desenvolvimento da parceria, na qual a Coordenadoria de Relações Internacionais ficou responsável pelo apoio institucional da Prefeitura de São Paulo e a SMDET, pelo apoio técnico/ mentoria da cooperação.

 

Foto aérea de uma área verde em São Paulo