Bloomberg Harvard City Leadership Initiative publica estudo de caso sobre iniciativa da Prefeitura de São Paulo

O estudo de caso, que contou com o apoio da equipe de Relações Internacionais, analisou a implementação de um novo modelo para o transporte dos servidores públicos municipais

A mudança na gestão do transporte de servidores públicos municipais da Prefeitura de São Paulo se tornou um estudo de caso da Bloomberg Harvard City Leadership Initiative, uma parceria da Harvard Kennedy School, Harvard Business School e da Bloomberg Philanthropies. Intitulada “Driving Change in São Paulo”, a pesquisa foi desenvolvida por Carlos Paiva, Carin-Isabel Knoop, Jorrit de Jong e Rawi Abdelal e está disponível gratuitamente para acesso ao público no acervo da instituição.

A publicação contextualiza o processo de regulamentação do serviço de transporte individual remunerado de passageiros, em 2017, e conta como foi a implementação do aplicativo 99 App para o transporte dos servidores públicos da Prefeitura. O estudo apresenta considerações sobre como projetar e gerenciar um processo de adaptação, no intuito de criar as condições para consolidar e institucionalizar ações inovadoras no setor público.

"A cidade de São Paulo é um laboratório de inovação e estudos como esse contribuem para aperfeiçoar nossas ações no desenvolvimento de uma cidade mais sustentável e moderna, sempre com a preocupação absoluta da boa gestão dos recursos públicos”, afirmou o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes.

Com o objetivo de fomentar as discussões sobre o tema descrito no estudo, os pesquisadores elaboraram também um guia que está disponibilizado no material. “Estudos sobre as iniciativas da cidade de São Paulo possibilitam analisar, de forma mais ampla, como os processos de gestão pública são percebidos no município e, desta forma, avaliar quais são as melhores práticas para a nossa cidade”, comentou o Prefeito Bruno Covas.

A publicação está em inglês e pode ser acessada por meio deste link.