São Paulo organiza webinar “Desenvolvimento Econômico no Contexto da Covid-19” em conjunto com a OPAS/ OMS

Evento foi realizado em parceria com a equipe internacional e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo

Na quarta-feira (10), a Prefeitura de São Paulo organizou um webinar em parceria com a Organização Pan–Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, com o objetivo de trocar experiências entre as cidades que já passaram pelo processo de reabertura das atividades econômicas no contexto da pandemia de Covid-19.

Participaram do evento o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), Aline Cardoso, a Coordenadora da Unidade Técnica de Determinantes da Saúde, Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Saúde Mental na OPAS/OMS no Brasil, Dra. Kátia de Pinho Campos, e a Chefe da Unidade de Promoção da Saúde e Determinantes Sociais da OPAS/OMS da sede em Washington DC (Estados Unidos), Gerry Eijkemans. O webinar é resultado da interlocução da equipe de Relações Internacionais da Prefeitura com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) e com a OPAS/OMS.

Sob o tema “Desenvolvimento Econômico no Contexto da Covid-19”, o evento contou com a presença da Gerente de Programa de Governança em Saúde, Ponto Focal Regional para Cidades Saudáveis da OMS Europa, Monika Kosinska, a Conselheira Sênior de Políticas e Coordenadora de Cidades Saudáveis da cidade de Utrecht (Holanda), Miriam Weber, e o Assessor para a Educação e Direitos da Câmara Municipal de Lisboa (Portugal), Nuno Veludo. Os convidados discutiram a retomada econômica nas cidades.

Durante a abertura do evento, Gerry Eijkemans ressaltou o papel dos governos locais no enfrentamento à pandemia, considerando-os fundamentais para mediar as relações entre o poder público e a população. Em seguida, o Secretário Luiz Alvaro apresentou as estratégias da Prefeitura de São Paulo, nas áreas da saúde e da assistência social, para combater o novo coronavírus, e salientou a importância da solidariedade e da cooperação internacional para enfrentar a crise gerada pela Covid-19. “A cidade de São Paulo se prepara junto às entidades comerciais para a reabertura parcial das atividades econômicas. A pandemia em São Paulo não terminou. A cidade continua em quarentena e precisamos de todos juntos para enfrentarmos esse momento”, explicou. Em sua fala, a Secretária Aline Cardoso pontuou a atuação da pasta para minimizar as consequências sociais e econômicas da pandemia: “nosso trabalho é para reduzir os danos causados pela pandemia. Estamos tomando todos os cuidados para a reabertura ocorrer de maneira segura”.

Novo-normal
O webinar possibilitou a troca de boas práticas entre as cidades que já vivenciaram o processo de reabertura econômica com São Paulo, além da reflexão sobre o mundo no pós-coronavírus. Monika Kosinska compartilhou a experiência dos municípios europeus no combate à Covid-19, e mencionou que a vigilância e controle, o comportamento da população, a governança a comunicação foram os componentes que direcionaram as ações para pensar o desenvolvimento econômico.Ela também enfatizou o papel-chave dos governos locais no enfrentamento da pandemia.

As medidas para uma melhor recuperação da economia foram abordadas pela representante de Utrecht (Holanda), Miriam Weber, que trouxe uma exposição sobre ações praticadas na cidade. Weber apontou o trabalho coletivo entre diversos setores da sociedade e a solidariedade como uma alternativa para superar a “multi crise” do coronavírus, e contou que os esforços do governo municipal foram orientados à construção de uma cidade inclusiva e saudável. Entre as iniciativas citadas estão o auxílio financeiro para empresários e trabalhadores autônomos, e o investimento em campanhas de comunicação para incentivar o distanciamento mínimo em áreas públicas.

As políticas públicas para as populações vulneráveis também foram pautas do evento. Nuno Veludo elencou as ações de Lisboa para atender às necessidades de idosos, para garantir o acesso à saúde e para acolher as pessoas em situação de rua. Veludo sinalizou que a articulação desta rede de apoio foi essencial para controlar o avanço da doença na capital portuguesa e, atualmente, é um modelo para todo o país.

Os diálogos do webinar puderam reforçar a importância do apoio aos negócios locais e de fortalecer as práticas de prevenção ao coronavírus, como o distanciamento social e o uso de máscaras. O evento foi o primeiro de uma série de webinars que serão organizados pela Prefeitura com a OPAS/OMS para debater os desafios enfrentados pelas cidades durante a pandemia, ampliando o intercâmbio de boas práticas, o diálogo entre as cidades do mundo e apoiando a cidade de São Paulo a dar uma resposta eficiente no combate da Covid-19.