Prefeitura de São Paulo participa de videoconferência sobre o novo papel das Câmaras de Comércio no comércio binacional durante a pandemia

Reunião abordou estratégias para o desenvolvimento das atividades econômicas em meio ao distanciamento social

O Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, participou de uma reunião virtual com o Conselho de Câmaras Internacionais de Comércio (CCIC) e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em 15 de maio. A pauta do encontro foi o novo papel das Câmaras de Comércio para cooperação e desenvolvimento do comércio binacional com a palestrante Gabriella Dorlhiac, Diretora-Executiva da International Chamber of Commerce (ICC Brasil). A videoconferência contou com a presença do Presidente da ACSP, Alfredo Cotait, do Vice-presidente da ACSP, Roberto Ticoulat, do Secretário-Executivo da Secretaria de Relações Internacionais do Governo do Estado de São Paulo, Embaixador Affonso Massot, líderes de Câmaras de Comércio e autoridades consulares. 
 
Na reunião, o Secretário ressaltou a importância da associação comercial e das câmaras de comércio para a economia brasileira, para a geração de riqueza, de emprego e de renda. A palestra sobre o novo papel das câmaras de comércio apresentou possibilidades para o desenvolvimento dos negócios binacionais. Gabriella Dorlhiac, Diretora-Executiva do ICC Brasil, comentou sobre ações e estratégias de cooperação durante a pandemia. Nesse sentido, o CCIC, que é parte da Associação Comercial de São Paulo, tem um papel fundamental nas negociações entre empresas brasileiras e estrangeiras.
 
As ações da Prefeitura para o enfrentamento da pandemia nas áreas de saúde e desenvolvimento social também foram discutidas durante a videoconferência, como a importância principal de atender os pacientes da Covid-19 no município, a disponibilização de novos abrigos para pessoas em situação de rua, a instalação de mais 100 pias para higienização das mãos e a criação das lavanderias públicas, com serviço de lavagem e secagem de roupas, um esforço inédito para que a população em situação de vulnerabilidade possa ter acesso aos meios para higienização de roupas.