Prefeitura de São Paulo participa de videoconferência com Governo Municipal de Xangai para troca de experiências de combate à COVID-19

Durante o encontro online, os participantes compartilharam os principais desafios, o papel da ciência no combate à desinformação e as ações de monitoramento e isolamento social.

O Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, participou de uma videoconferência com profissionais e gestores de saúde do Governo Municipal de Xangai em 06 de abril. A reunião teve como objetivo trocar experiências na área e também contou com a presença do Secretário-Executivo de Relações Internacionais do Governo do Estado, Embaixador Affonso Massot, da Coordenadora de Vigilância em Saúde (COVISA), Solange Saboia, da Diretora de Vigilância Epidemiológica, Selma Anequini Costa e de representantes da Secretaria Estadual de Saúde e do Consulado-Geral da China em São Paulo.

Durante o encontro online, os participantes compartilharam os principais desafios, o papel da ciência no combate à desinformação e as ações de monitoramento e isolamento social. O Secretário Luiz Alvaro agradeceu as doações de itens de proteção individual para os profissionais de saúde  realizadas pelo Banco da China e pelo Governo Municipal de Xangai à Cidade de São Paulo, lembrou da importância das relações de amizade e cooperação entre o município e Xangai, que são cidades-irmãs desde 1988, e enfatizou que devemos dar continuidade ao fortalecimento desse intercâmbio para o combate ao COVID-19, sendo essencial o trabalho conjunto para alinhamento de políticas e medidas de saúde pública. “O exercício de intercâmbio de experiências de combate à COVID-19 é essencial para o alinhamento de políticas e medidas de saúde pública, além da redução do impacto da doença no mundo”, destacou o Secretário durante a reunião. Além disso, parabenizou a Cônsul-Geral Chen Peijie pela iniciativa de impulsionar a cooperação entre Xangai e São Paulo.

O Diretor-Geral Adjunto do Escritório de Relações Internacionais de Xangai, Bei Zhaojian, saudou os presentes ao encontro e declarou que São Paulo e Xangai têm construído excelentes relações de amizade e cooperação. “A parceria entre as duas cidades impulsiona ações em conjunto e o intercâmbio de informações neste momento de desafios que estamos enfrentando”, afirmou Zhaojian.

Por parte da Secretaria de Relações Internacionais, a reunião contou também com a participação do Coordenador de Relações Internacionais, Rodrigo Massi, a Coordenadora de Assuntos Internacionais Bilaterais, Elizabeth Affonso e o Assessor Bruce Scheidl Campos.

“As boas relações entre São Paulo e China estão também fundamentadas e refletidas na importante comunidade chinesa na Cidade de São Paulo, que muito tem contribuído para o desenvolvimento da cidade e para a amizade entre os dois povos em diferentes esferas da sociedade”, afirmou o Coordenador Rodrigo Massi.