Prefeitura de São Paulo divulga levantamento de ações internacionais de enfrentamento ao Coronavírus

Documento tem como objetivo contribuir não só com as medidas implementadas em São Paulo, mas também com as decisões de outros governos, cidades e países

Em 11 de março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou o estado de pandemia mundial por coronavírus. Com isso, a área de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo iniciou um levantamento internacional de ações e boas práticas realizadas para o enfrentamento do Covid-19 com a finalidade de contribuir com as medidas de contenção que estão sendo aplicadas na cidade de São Paulo.

O documento apresenta diversas ações implementadas por cidades e países, como descontos fiscais e medidas econômicas, políticas de atendimento à população de rua, acolhimento a mulheres e crianças em situação de violência doméstica, medidas e serviços de saúde pública, restrições parciais ou totais de funcionamento de estabelecimentos privados, educação, transporte coletivo, fechamento de fronteiras, entre outros. O principal ponto em comum é o isolamento preventivo obrigatório e monitorado.

“O tempo é de mudanças e solidariedade. O combate ao coronavírus é um desafio mundial e nossas principais armas são a ciência, a informação correta e a responsabilidade social. O momento exige união. Em São Paulo, estamos enfrentando o Covid-19 com muita seriedade e transparência. Nosso esforço está voltado para que o vírus tenha a maior dificuldade de se alastrar e contaminar muita gente ao mesmo tempo. Eu acredito no espírito solidário, criativo e empreendedor de São Paulo”, afirmou o Prefeito de São Paulo, Bruno Covas.

Semanalmente, serão disponibilizadas informações pesquisadas pela equipe com o objetivo de contribuir não só com as medidas implementadas em São Paulo, mas também com as decisões de outros governos, cidades e países. Acreditamos que as ações locais são essenciais para contribuir com os desafios globais e a união dos esforços será o grande diferencial no impacto da pandemia no cenário mundial.

“Este é o momento de unirmos nossos esforços a favor da humanidade e em respeito a todos os cidadãos do mundo que estão contribuindo com as medidas de contenção do coronavírus. "Expandir as ações que estão sendo realizadas globalmente vai contribuir com o amparo que a população merece neste cenário", destaca o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes.


Clique neste link e acesse o conteúdo