Prefeitura participa de missão internacional de troca de experiências para implementação da Agenda 2030

A ação internacional está vinculada à convocatória do Programas de Cooperação Integral da rede internacional UCCI (União de Cidades Capitais Ibero-americanas)

 A Prefeitura de São Paulo participou de uma missão técnica na Cidade do México, que teve como objetivo a troca de experiências sobre a implementação da Agenda 2030 e localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). As atividades ocorreram de 20 a 23 de janeiro e São Paulo foi representada pelo Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental (APPG), Wagner Rocha, e pela Assessora de Assuntos Internacionais Multilaterais, Bruna Manna.

A ação internacional está vinculada à convocatória do Programas de Cooperação Integral da rede internacional UCCI (União de Cidades Capitais Ibero-americanas) da qual São Paulo participou em 2019 e foi escolhida na categoria de "Ações de Formação e Conhecimento". A proposta de cooperação tem como premissa a necessidade de sensibilização, comunicação e alinhamentos das estratégias de localização dos ODS nos municípios.
De acordo com Wagner Rocha, a missão técnica realizada serviu como ponto de contato inicial para uma contínua cooperação entre as duas cidades. “O estreitamento da relação com a cidade do México possibilita benefícios para São Paulo pela relação bilateral e contribui para uma participação mais efetiva da nossa cidade em algumas redes, propiciando mais ações de cooperação para as políticas públicas municipais e um melhor posicionamento de São Paulo na comunidade internacional como cidade global”, explica o Analista.

“A construção de capacidades para a internacionalização da Cidade do México, bem como para a promoção e implementação das agendas globais de desenvolvimento, como a Agenda 2030, apresenta-se como um aprendizado para as demais cidades da rede UCCI. Uma maior integração com a cidade de São Paulo, que também tem assumido protagonismo em determinadas agendas, fortalece não só ambas as cidades, como também pode inspirar as demais cidades latino-americanas à adoção conjunta desses compromissos internacionais”, destaca a assessora internacional multilateral, Bruna Manna.

As agendas ao longo da missão contaram com a presença do Subdiretor de Relação com Organismos e Redes Internacionais da cidade do México, Alberto Rodríguez Elizalde.

Agenda internacional

A missão começou com uma reunião com a Coordenadora Geral de Assessores e Assuntos Internacionais, Diana Alarcón González. Durante o encontro, Diana apresentou um panorama geral sobre a localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas na Cidade do México, bem como sobre a localização de outras agendas internacionais, como a “Cultura 21”, “Nova Agenda Urbana” e “Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres”. A diretora destacou que foi criado um Comitê para a Ação Internacional da Cidade do México, com a finalidade de alinhar a atuação do Governo nos temas de interface internacional.

Em seguida, Wagner e Bruna se reuniram com a Diretora Executiva de Representação Institucional da Coordenação Geral de Assessores e Assuntos Internacionais, Mariana Flores Mayén e a assessora Rocío Canudas González. A reunião teve como objetivo explorar a elaboração do informe de localização das Agendas Globais de Desenvolvimento com o Programa de Governo 2019/2024, bem como os relatórios subsequentes e o desenvolvimento de indicadores, mecanismos de monitoramento e eventos e incidência nas redes de cidades em relação aos ODS. “Esta reunião foi também uma oportunidade para trocarmos informações sobre a estrutura institucional da área internacional de São Paulo e da Cidade do México e quais são suas respectivas estratégias de atuação nas Redes de Cidades”, destaca a assessora Bruna Manna.

No mesmo dia, os representantes de São Paulo participaram de uma reunião com Itzel Hernández, do Proyecto AL-LAs - projeto da União Europeia que tem como finalidade a construção de capacidades para internacionalização das cidades - e de um encontro com Daniela Torres, representante da agência alemã de cooperação internacional “GIZ México”. A agência lançou um projeto piloto para a implementação das agendas de 2030 em nível estadual em parceria com a Coordenação Geral de Assessores e Assuntos Internacionais. A colaboração tem como intenção fortalecer as capacidades de planejamento, mobilização e execução de recursos para o desenvolvimento.

Na terça (21), Wagner e Bruna realizaram um encontro com o corpo diretivo da Secretaria do Meio Ambiente e com a Secretaria de Mobilidade sobre as ações de promoção das Agendas Globais de Desenvolvimento, políticas para incentivo da mobilidade ativa nas cidades, estratégias de gênero e mobilidade, regulação de transportes por aplicativos e regulação de sistemas de mobilidade, como o uso de patinetes e bicicletas.

Além disso, os representantes também fizeram uma visita técnica no PILARES Frida Kahlo (Pontos de Visita de Inovação, Liberdade, Arte, Educação e Conhecimento), que corresponde a um dos principais programas governamentais da cidade. “Durante a visita, identificamos que vários objetivos das agendas globais de desenvolvimento são trabalhados nesses equipamentos, que estão localizados em áreas marginais da cidade e oferecem diversas atividades, como treinamento profissional, cursos, escola cibernética, práticas esportivas, entre outras”, explicou Wagner Rocha.

Os servidores municipais finalizaram a agenda da terça-feira com uma reunião com o Comitê de Assuntos Internacionais do Congresso da cidade do México, que contou com a presença da Deputada Jannete Elizabeth Guerrero Maya, Presidente do Comitê de Asuntos Internacionais; e do Deputado Marco Antonio Temistócles Villanueva Ramos, que é Secretário do Comitê e também Presidente da Comissão de Direitos Humanos do Congresso.

Comunicação Internacional
Na quarta-feira (22), os servidores participaram de um intercâmbio de experiências referente à comunicação e promoção das ações internacionais realizadas pela cidade do México. Os representantes participaram de uma reunião com Jessica Ibarra, Assessora na Coordenação Geral de Assessores e Assuntos Internacionais e responsável por articular, coordenar e executar a estratégia de comunicação de ações internacionais.

Em seguida, Wagner e Bruna foram recebidos por Pedro Ramos Pastrana, Coordenador de Análise e Planejamento Territorial da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, e representantes da Secretaria da Mulher. Os encontros tiveram como objetivo conhecer o desenvolvimento institucional para o planejamento de longo prazo da Cidade do México e adquirir conhecimentos sobre as políticas públicas de gênero.

A agenda da missão internacional terminou com uma visita técnica na Prefeitura de Azcapotzalco.