Relógios de São Paulo homenageiam comunidade chinesa

Equipamentos transmitirão a mensagem “Feliz Ano Novo Chinês”

 Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a JCDecaux, os relógios de São Paulo transmitirão a mensagem “Feliz Ano Novo Chinês” em homenagem à comunidade da cidade neste sábado (25), data oficial da chegada do Ano Novo Chinês. Ao todo, 98 equipamentos irão exibir a mensagem em português, inglês e chinês na região da Liberdade, local onde ocorre a festa de celebração todos os anos.

“São Paulo é uma cidade aberta a todos os povos e os laços de amizade, cultura e econômicos com a comunidade chinesa vem se reforçando cada vez mais. É uma alegria saber que mais de 250 mil chineses escolheram a cidade para empreender e viver. Que nesse novo ano, possamos pensar em um novo recomeço e olhar para o futuro”, afirma o Prefeito de São Paulo, Bruno Covas.

Em 2020, o Ano Novo Chinês celebra o ano do Rato (2020), que é o primeiro dos 12 animais do horóscopo chinês e representa um novo ciclo, um novo começo e um olhar orientado para o futuro.

“O Ano Novo Chinês é celebrado em todo o mundo e é motivo de orgulho para nós acolher uma das maiores festas fora da China, refletindo a riqueza da presença chinesa em São Paulo. A comunidade chinesa tem contribuído muito para o desenvolvimento da nossa cidade, trazendo cultura, música, gastronomia, sempre com um espírito criativo e empreendedor”, destacou o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes.

Apesar do grupo de chineses que foi trazido para o Brasil em 1812 por Dom João VI com a finalidade de trabalhar nas plantações de chá, a data oficial da imigração chinesa no País é celebrada em 15 de agosto de acordo com o calendário oficial nacional pela Lei 13.686/2018, sancionada pela Presidência da República em 2018. A data se refere à chegada da embarcação “Vapor Malange” no Rio de Janeiro com 107 chineses em 15 de agosto de 1900. O grupo veio para São Paulo e se hospedou na “Hospedaria de Imigrantes”, localizada na região do Brás. Assim, a imigração chinesa no Brasil completa 120 anos em 2020.