Prefeitura de São Paulo participa da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas 2019

O evento ocorreu de 2 a 12 de dezembro em Madrid (Espanha) e contou com a participação do Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, e da Coordenadora Internacional Bilateral, Elizabeth Affonso.

Com o slogan “Time for Action”, a COP25 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) reuniu diversos representantes de países e cidades para discutir o combate às emergências climáticas. Entre eles, o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, que representou o prefeito Bruno Covas e apresentou as ações realizadas por São Paulo na pauta. O evento ocorreu de 2 a 12 de dezembro em Madrid (Espanha) e contou com a participação da Coordenadora Internacional Bilateral, Elizabeth Affonso.

“A COP25 é um evento de extrema relevância para definir ações e caminhos a serem percorridos por países e cidades na governança do clima. Além de combater as mudanças climáticas, precisamos reconhecer que estamos vivendo uma fase de emergência climática que gera um impacto direto nas cidades. Reduzir o impacto da crise climática é uma ação urgente e uma das principais pautas globais para o benefício das gerações atuais e futuras”, explica o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro.

Durante o evento, Luiz Alvaro participou dos painéis “Act Now! Partnership for energy-efficient mobility” e “Nature based solutions: the role of metropolitan forests”, no qual falou sobre as ações implementadas na cidade durante a gestão Bruno Covas. “As políticas da Prefeitura da Cidade de São Paulo possuem como princípio básico ações de enfrentamento às consequências da crise do clima e pela sustentabilidade. Um exemplo disso é o projeto Ligue os Pontos, feito em parceria com a Bloomberg Philanthropies, que tem como objetivo principal realizar a manutenção da paisagem rural da região sul da capital paulista, por meio do fortalecimento da cadeia de agricultura familiar. Já demos muitos passos importantes e sabemos que as grandes cidades enfrentam desafios similares”, disse.

No contexto da COP25, o Secretário também participou de um encontro com os representantes da Frente Nacional dos Prefeitos e o governo da França. A reunião teve como objetivo firmar uma parceria estratégica de cooperação e assinar um roteiro referente ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do Acordo de Paris. O documento foi assinado pelo prefeito de Recife/PE e secretário-geral da entidade, Geraldo Julio, e pelo embaixador Pierre-Henri Guignard, representante da França e secretário-geral da COP21. Recentemente, o presidente da FNP e prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e o vice-presidente de Mudanças Climáticas, Bruno Covas, se reuniram com o embaixador da França no Brasil, Michel Mirallet, para abordar a necessidade de investir em políticas públicas municipais para o meio ambiente.
“Estamos vivendo um momento de maior ambição, no qual é necessário transformar planos e objetivos em ações concretas, como o Plano de Ações Climáticas da cidade de São Paulo que estará alinhado ao Acordo de Paris. O documento está sendo produzido pela equipe da Prefeitura em parceria com a rede C40 com o objetivo de desenvolver um planejamento de ações de mitigação dos impactos da mudança climática”, destaca Elizabeth Affonso.
Durante a missão internacional, Luiz Alvaro e Elizabeth realizaram reuniões com a equipe de Relações Internacionais da Prefeitura de Madrid e representantes da UCCI (União de Cidades Capitais Ibero-americanas), no qual revisaram projetos e atividades desenvolvidos entre as partes e discutiram possibilidades de parcerias para 2020.

Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro, posa com o cartaz da COP 25

Participantes da COP 25 posam para a foto

O Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro, e a Coordenadora Internacional Bilateral, Elizabeth Affonso posam para a foto