Alunos da rede pública municipal realizam simulação das Nações Unidas nesta sexta (22)

Projeto MONUEM-ERESP é levado a escola na zona leste de São Paulo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Relações Internacionais e Instituto Global Attitude

Durante o segundo semestre de 2019, estudantes da EMEFM Oswaldo Aranha Bandeira de Mello, no bairro de Cidade Tiradentes, participaram de uma série de aulas sobre temas relevantes da agenda internacional com o objetivo de prepará-los para a cerimônia de culminância nesta sexta (22), na qual 30 estudantes participarão de uma simulação da atividade da ONU (Organização das Nações Unidas) representando 15 países. A ação faz parte do Projeto MONUEM-ERESP, que visa estimular a liderança e fortalecer o conhecimento e a aproximação dos temas referentes à Agenda 2030 da ONU.

"O trabalho realizado pela Prefeitura não visa apenas reforçar o espaço que a cidade merece no exterior, mas também ampliar os benefícios à população de São Paulo.
Acredito que o engajamento dos nossos estudantes no debate dos principais temas da agenda internacional será um grande diferencial para essas novas gerações", afirma o Prefeito de São Paulo, Bruno Covas.

Concebido pelo Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (ERESP) para ser implementado em escolas públicas de ensino médio do estado de São Paulo e conhecido como MONUEM (Modelo de Simulação da ONU para o Ensino Médio), o projeto MONUEM-ERESP se estendeu para as escolas municipais de ensino médio e foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Relações Internacionais e a organização da sociedade civil de interesse público Instituto Global Attitude.

"O projeto é de grande importância para nossos alunos e professores da rede municipal.
É uma oportunidade para entender o contexto dos encontros realizados pela ONU e que reúnem os grandes chefes de Estado e Governo do Mundo, com boas argumentações e dados que esses encontros exigem", afirma o secretário municipal de Educação, Bruno
Caetano.

Para o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, "é de extrema relevância incluirmos o tema das relações internacionais no ensino público, pois essa iniciativa vai expandir os horizontes dos alunos e inspirá-los a construir uma boa história não só para as suas vidas, mas também para São Paulo."

A primeira aula foi realizada nas dependências da escola em 27 de agosto. Durante os encontros semanais seguintes, os alunos receberam explicações detalhadas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas até 2030 e conceitos básicos da diplomacia e das relações internacionais entre os países, tudo com o objetivo de capacitar os envolvidos e de promover conhecimentos a respeito do tema. Somando-se aos universitários voluntários que ministraram o curso, profissionais convidados também estiveram presentes em algumas das atividades em sala, enriquecendo a experiência dos participantes.

Como funciona?
Os ensinamentos são transmitidos por universitários (monitores) treinados pelo
Instituto, supervisionados por uma profissional com experiência no ramo. A meta é transmitir ensinamentos importantes sobre funcionamento do sistema internacional, esclarecer como operam as Nações Unidas e explicar a relação diplomática entre estados e membros da organização. Do ponto de vista dos alunos, o projeto permite desenvolver as habilidades dos participantes para situações que demandem a argumentação, principalmente na resolução de conflitos hipotéticos.

Para Rodrigo Reis, internacionalista e diretor-executivo do Instituto Global Attitude, o
MONUEM-ERESP é uma ferramenta educacional importante. "Ainda que o modelo de simulação da ONU tenha sido criado há 40 anos na Universidade de Harvard, tê-lo presente nas escolas públicas do município de São Paulo é importante para aperfeiçoar as habilidades dos estudantes", afirma. "É uma ferramenta que desperta, estimula e desenvolve nos alunos atributos como a oratória, empatia por opiniões e posicionamentos distintos, o gosto pela pesquisa e a compreensão sobre o papel dos países dentro de algo maior, ou seja, o sistema internacional."

Cerimônia de culminância (simulação) - Projeto MONUEM-ERESP
Data: 22 de novembro de 2019 (sexta-feira)
Horário: das 9h às 16h30
Local: CEU EMEF Água Azul
Endereço: Av. dos Metalúrgicos, 1262 - Cidade Tiradentes, São Paulo - SP

Sobre o Instituto Global Attitude
Criado em 2011, o Instituto Global Attitude é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), com sede em São Paulo, sem fins lucrativos e apartidário, cuja atuação transcende fronteiras nacionais e regionais. O grupo assessora organizações, empresas e governos na promoção de cooperação internacional, inspirando, capacitando e fortalecendo processos transformativos no Brasil e no mundo.

 

Participantes do Projeto posam para foto em cima do palco. O fundo é preto, há um telão com o logotipo do Monuem em branco e vermelho, os estudantes vestem camiseta azul.