Prefeitura de São Paulo participa do evento sobre desenvolvimento urbano na Colômbia

Evento ocorreu entre os dias 25 e 26 de setembro

A Coordenadora da área de bilaterais da equipe de Relações Internacionais, Elizabeth Afonso, representou a Prefeitura de São Paulo no evento “Diálogo Regional do Programa de Internacional de Cooperação Urbana para a América Latina: financiamento do desenvolvimento urbano sustentável e da ação climática", que ocorreu entre os dias 25 e 26 de setembro em Cartagena das Índias (Colômbia). O evento contou com a presença de representantes de mais de 20 cidades ao redor do mundo e instituições internacionais importantes, como a ONU-Habitat, ICLEI e associações internacionais de prefeitos.

Organizado pelo Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), o evento teve como objetivo compartilhar experiências e boas práticas referentes ao financiamento do desenvolvimento urbano e das ações climáticas. A programação também foi palco para a discussão de outros temas, como o desenvolvimento de projetos lucrativos, o acesso a investimentos e fundos para planos de ações locais, os desafios e as soluções comuns, entre outros.

“Eventos como esse são essenciais para estreitar o relacionamento entre as cidades e inspirar gestores e especialistas na elaboração de projetos que podem fazer a diferença para a população que vive em grandes cidades”, explica Elizabeth Afonso.

As mesas redondas abordaram temas que buscam responder as seguintes questões: Como as cidades podem obter o capital necessário para passar do planejamento para a implementação de sua estratégia e planos locais? Quais soluções e modelos de negócios provaram ser bem-sucedidos e por quê? Como os setores público e privado podem colaborar para garantir o financiamento para o desenvolvimento local sustentável?

Durante o evento, os participantes se dividiram em dois grupos de trabalho para explorar o processo de implementação do desenvolvimento urbano sustentável e da ação climática.

Participantes do eventos posam para foto em um jardim, todos olham para cima, de onde a foto é tirada.


Agenda Bilateral

Além de participar do evento, a coordenadora também participou de uma reunião para discutir os próximos passos de cooperação entre Milão e São Paulo no âmbito do International Urban Cooperation (IUC). Em 2019, a Prefeitura de São Paulo foi convidada para participar do projeto, que oferece possibilidades de missões internacionais para o aprofundamento do intercâmbio de experiências entre São Paulo e Milão, cidades-irmãs desde 1962.

No ano passado, as cidades assinaram um memorando de entendimento para a troca de experiências em diversas áreas como mobilidade urbana, gestão de resíduos, serviços ambientais, segurança, cultura e outros temas de comum interesse.