Projetos da capital são finalistas de premiação internacional

“Pátios de Compostagem” e “Feiras e Jardins Sustentáveis” foram selecionados pelo C40 Cities Bloomberg Philanthropies Awards 2019

A cidade de São Paulo é finalista da premiação internacional “C40 Cities Bloomberg Philanthropies Awards 2019” na categoria “Sustainable Waste Management” (Gestão Sustentável de Resíduos), pelos projetos “Pátios de Compostagem” e “Feiras e Jardins Sustentáveis”, realizados na capital com o objetivo de oferecer um tratamento ambientalmente adequado para restos de podas de árvores e resíduos orgânicos de feiras livres.

Trata-se de uma iniciativa da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) em parceria com as subprefeituras e as empresas de varrição Corpus (Pátios Ermelino Matarazzo e São Matheus), Sustentare (Pátios da Sé e Mooca) e Ecoss Ambiental (Pátio da Lapa).

A iniciativa permite a transformação de resíduos de frutas, legumes e verduras (FLV) em composto orgânico, que é utilizado como insumo em jardins e praças públicas, gerando ganhos econômicos e ambientais significativos. Outra finalidade do material é a sua distribuição de forma gratuita aos feirantes, munícipes, visitantes dos pátios de compostagem, escolas, equipamentos de saúde, eventos da Prefeitura, cursos, palestras, congressos, seminários sobre o tema (como o Plantio Global e o Projeto Estufa Escola) e utilizado na revitalização de pontos viciados.

Graças ao processo de compostagem de todo o material que é coletado, é possível diminuir o custo de operação de jardinagem de praças e jardins, por gerar adubo, e evitar o despejo de mais volume em aterros sanitários, diminuindo o deslocamento de caminhões e emissões de dióxido de carbono.

A utilização de pátios de compostagem além de diminuir a quantidade de resíduos destinados aos aterros sanitários, propicia a diminuição das emissões de dióxido de carbono no meio ambiente. A atuação dos pátios permite hoje a cobertura de 833 feiras espalhadas pela capital, além do Mercado Kinjoo (R. Barão de Duprat, 400) e seus arredores. Juntas, as estruturas têm a capacidade da retirada anual de aproximadamente 2,8 mil toneladas de resíduos orgânicos dos aterros sanitários, transformando-os em cerca de 420 toneladas/ano de composto de qualidade. Clique aqui e saiba mais.

 

C40
O C40 é uma rede das megacidades do mundo comprometidas em promover iniciativas a respeito das mudanças climáticas. O C40 apoia as cidades a colaborar de forma eficaz, compartilhar conhecimento e conduzir ações significativas, mensuráveis e sustentáveis sobre as mudanças climáticas.

O C40 Cities conecta 94 das maiores cidades do mundo com o objetivo de tomar ações climáticas ousadas, abrindo caminho para um futuro mais saudável e sustentável.

Representando mais de 700 milhões de cidadãos e um quarto da economia global, os prefeitos das cidades C40 estão comprometidos em cumprir as metas mais ambiciosas do Acordo de Paris em nível local, e limpar o ar que respiramos.

 

Sobre a premiação
A edição 2019 do Cities100 reconhece os 100 projetos mais ousados das principais cidades do mundo, trabalhando para promover a sustentabilidade e construir um futuro mais verde. A publicação destaca soluções replicáveis e escalonáveis, trabalhando para reduzir as emissões e abordar os problemas que as cidades enfrentam como resultado das mudanças climáticas globais.

Cities100, agora em seu quarto ano, é uma publicação da Nordic Sustainability e da C40 Cities, que busca identificar, conectar e comunicar as soluções mais inovadoras para os problemas das mudanças climáticas que afetam as cidades atualmente. As cem soluções finais da cidade servirão como um guia para criar os ambientes urbanos resilientes e sustentáveis do futuro.

Em todo o mundo, os prefeitos entregam políticas e programas importantes, impactantes e inovadores, que reduzem a poluição de carbono e melhoram a resiliência. Desde 2013, o C40 reconheceu mais de 40 dos projetos mais ousados do mundo, destacando o papel crítico que as cidades desempenham como força principal na ação climática.

Cities100 tem como objetivo garantir que as cidades que demonstram verdadeira liderança na abordagem das mudanças climáticas sejam globalmente reconhecidas. O Cities100 dará as cidades o reconhecimento de prestígio, em escala global, pela publicação Cities100 da C40 e Nordic Sustainability.

Os vencedores de 2019 serão anunciados na próxima quinta-feira (10) durante a “C40 World Mayors Summit”, realizada na cidade de Copenhagen, na Dinamarca.

 

Texto por Secretaria Especial de Comunicação.