Prefeitura de São Paulo participa de workshop sobre emissões de gases

Oficina foi criada pela Rede C40.

Organizada pelo C40 Cities Climate Leadership Group, a oficina “Análise de cenários de emissões futuras de gases” ocorreu entre os dias 25 e 26 de setembro, no Mobilab. O encontro teve a participação de três grupos setoriais com integrantes do setor público e privado: Transportes, Eficiência Energética e Resíduos Sólidos.

A oficina se propôs a aprofundar o intercâmbio técnico com o objetivo de apoiar a Prefeitura de São Paulo na definição de ações e metas que levem à neutralidade de emissões de gases de efeito estufa até 2050. Além disso, foi possível identificar oportunidades para a mitigação das emissões na formulação do Plano de Ação Climática, projeto elaborado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente em parceria com a rede de cidades C40 a partir da análise de diferentes escolhas tecnológicas e políticas para a redução de emissões.

Durante o Workshop, os diferentes grupos trabalharam com três cenários distintos. O primeiro cenário tendencial considera as consequências das emissões sem nenhuma ação de redução implementada, o segundo avalia as ações já planejadas e seus impactos na mitigação e o terceiro foi construído pelos participantes para que seja possível uma São Paulo neutra em carbono até 2050.

“Essa é uma oficina de construção coletiva de cenários de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), que dá clareza sobre quais são as principais oportunidades para São Paulo alcançar seu compromisso de zero emissões em 2050”, diz Fernanda Barbosa, Gerente de Projeto do Programa de Planejamento de Ação Climática para América Latina - C40.

“É de extrema importância a equipe de Relações Internacionais e outros setores da Prefeitura de São Paulo somarem na elaboração desse projeto, um exemplo de preocupação e compromisso com o desenvolvimento sustentável e com as próximas gerações”, acrescenta Marina Morais, Coordenadora da área de assuntos multilaterais da equipe de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo.

 

Participantes do workshop sentados a mesa, conversando em roda.

Participantes do workshop sentados a mesa, conversando em roda.