Secretaria de Relações Internacionais participa de SP MAKER WEEK 2019

A terceira edição do SP Maker Week aconteceu de 24 a 28 de setembro na Biblioteca Mário de Andrade

Com o objetivo de explorar o potencial da aplicação das tecnologias de fabricação digital para o desenvolvimento sustentável das cidades e metrópoles, a terceira edição do SP Maker Week aconteceu de 24 a 28 de setembro e contou com a participação da Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo.

O Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, abriu o 3º dia do evento, que teve o tema “Conectar para Transformar: o valor das redes para o desenvolvimento de cidades e territórios”, compreendendo agendas globais de desenvolvimento e sustentabilidade. “As redes são extremamente importantes para unir grandes cidades no propósito de preservação ambiental, desenvolvimento urbano sustentável e compromisso com as próximas gerações. É trabalhando coletivamente que iremos encontrar soluções para os desafios globais atuais e construir o futuro que precisamos: mais sustentável, acessível e justo”, disse o Secretário.

O evento também contou com a mediação do coordenador da área de Relações Internacionais, Rodrigo Massi, no painel "Além das Cidades Inteligentes", que discutiu o futuro das cidades além do conceito de “Smart Cities” abordando como as tecnologias de inovação e comunicação (TIC) podem contribuir para a inclusão social e o desenvolvimento humano das cidades.

O Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental, Wagner Rocha representou a coordenadoria durante o I Fórum Brasileiro de Fab City, uma oficina com as cidades brasileiras que aderiram ao desafio e com especialistas na área, para definir uma agenda em comum de projetos, baseada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Ao todo, 34 cidades no mundo fazem parte da rede, sendo cinco delas brasileiras: Belo Horizonte, Curitiba, Recife, São Paulo e Sorocaba.

No sábado (28), a assessora especial da área de multilaterais, Marina Andrade, mediou o painel "Conectando Agendas Sustentáveis", que teve como objetivo conectar a agenda do Fab City com a Agenda 2030 e os ODS.

O SP MAKER WEEK 2019 foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia por meio da rede FAB LAB Livre SP, e contou com apoio das Secretarias de Educação, Cultura, Direitos Humanos e Cidadania e Secretaria de Relações Internacionais.

 Coordenador de Relações Internacionais, Rodrigo Massi, fala ao microfone durante o evento

Secretário Luiz Alvaro no palco do evento. Ao lado dele, outro participante fala ao microfone. Ambos estão sentados, o fundo do palco é de madeira.

Coordenadora de Assuntos Internacionais Multilaterais, Marina Morais, posa para a foto em cima do palco, ao lado de outros participantes do evento.