Cidade de São Paulo recebe Prêmio Cidades Sustentáveis durante conferência internacional “Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis”

Evento ocorreu de 16 a 20 de setembro na cidade de São Paulo e reuniu especialistas e gestores internacionais

Em uma semana de intensas discussões sobre o papel das grandes cidades no desenvolvimento urbano sustentável, São Paulo venceu a terceira edição do Prêmio Cidades Sustentáveis, que contempla as administrações municipais de todo o Brasil que tenham políticas públicas bem-sucedidas e inovadoras na redução das desigualdades, com resultados concretos e mensuráveis em três categorias: desigualdade econômica, com foco nos temas de gênero e raça; acesso a serviços (saúde, educação e infraestrutura); e acessibilidade.

Ao todo, a premiação recebeu 114 inscrições de projetos e políticas municipais assertivas na redução de desigualdades de 61 municípios, distribuídos por 15 estados de todo o Brasil. Por intermédio da Secretaria de Relações Internacionais e Secretaria Municipal da Pessoa Com Deficiência, São Paulo realizou a candidatura de dois projetos: Central de Intermediação em Libras – CIL e Selo de Acessibilidade Digital.

A Central de Intermediação em Libras – CIL consiste na mediação da comunicação entre o munícipe surdo, cego, pessoa com deficiência auditiva sendo usuário ou não de libras e ouvinte, no atendimento no serviço público (municipal, estadual ou federal). Este serviço também é realizado via aplicativo de vídeo chamada, de forma gratuita e em tempo real.

Já o Selo de Acessibilidade Digital é uma certificação desenvolvida para sites e portais eletrônicos que cumprem com critérios de acessibilidade estabelecidos nos âmbitos nacional e internacional. Os responsáveis pelos portais eletrônicos podem requerer o Selo à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) que avalia a acessibilidade das páginas em conjunto com a Comissão Permanente de Acessibilidade. Atualmente, todos os portais da Prefeitura Municipal de São Paulo contam com o Selo de Acessibilidade Digital.

“O resultado da premiação soma todos os esforços da Prefeitura no desenvolvimento urbano sustentável e no bem-estar de toda a população. A cidade de São Paulo possui 810.080 pessoas com deficiência e trabalhamos constantemente para oferecer políticas públicas que beneficiem e reconheçam essas pessoas”, afirma o Prefeito de São Paulo, Bruno Covas.

O Prêmio Cidades Sustentáveis é realizado por meio de uma parceria entre o Programa Cidades Sustentáveis e Oxfam Brasil, com o apoio do CITinova, Instituto Arapyau, Fundação Ford, Associação Brasileira de Municípios e Frente Nacional de Prefeitos.

O resultado foi anunciado durante a Conferência “Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis”, que aconteceu de 16 a 20 de setembro no Parque Ibirapuera e reuniu prefeitos, gestores municipais e especialistas em cidades de todo o Brasil e exterior para o debate de soluções voltadas ao crescimento urbano sustentável. O evento foi realizado por meio de uma parceria entre a Plataforma Global para Cidades Sustentáveis (GPSC), liderada pelo Banco Mundial, Prefeitura de São Paulo e Programa Cidades Sustentáveis. Para saber mais, acesse este link.

 

 


Programação

Entre os dias 16 e 17 de setembro, diversos especialistas nacionais e internacionais estiveram presentes na UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz) para trocar experiências e discutir a mitigação dos impactos das mudanças climáticas, planejamento, desenvolvimento sustentável, entre outros temas.

Já no dia 18, o Auditório foi palco para a abertura oficial do evento. Com a presença do Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, a conferência contou com uma mesa de prefeitos nacionais e internacionais que dividiram experiências e debateram o desenvolvimento urbano sustentável. Durante a solenidade, Covas lançou um memorando de entendimento que estabelece uma parceria entre a Prefeitura Municipal de São Paulo e o Programa da Plataforma Global de Cidades Sustentáveis

O público também acompanhou o lançamento da declaração “São Paulo Statement on Urban Sustainability", que tem por objetivo incentivar os Prefeitos participantes do evento e outros governos locais a fomentarem políticas públicas que beneficiem a biodiversidade, o desenvolvimento urbano sustentável e a redução dos impactos das mudanças climáticas.

A Fundação Bienal também recebeu diversas mesas de debates entre os dias 18 e 19, como a sessão "Inclusão e Moradia Acessível”, que teve a participação do Secretário Municipal de Habitação da Prefeitura de São Paulo, João Siqueira de Farias e o painel de discussão “Tecnologias Verdes” com a presença da Secretária de Desenvolvimento Urbano e Trabalho, Aline Cardoso, após o lançamento do Programa GreenSampa.

Na sexta (20), a Coordenadoria de Relações Internacionais organizou quatro visitas técnicas de espaços e projetos sustentáveis da cidade com grupos de prefeitos e representantes internacionais. As delegações visitaram o Parque Linear Canivete, projeto de recuperação de córrego e margens por meio da implantação de espaços verdes e de lazer; Projeto Ligue Os Pontos, Complexo Habitacional Júlio Prestes e os projetos MOBILAB+ e FAB LAB LIVRE SP.

O MOBILAB+ promove a inteiração entre a equipe da administração pública técnica, terceiro setor, startups e universidades no desenvolvimento de soluções de mobilidade para a cidade. Já os laboratórios FAB LAB LIVRE SP são lugares de criatividade, aprendizado e inovação acessível para todas as pessoas interessadas em criar, desenvolver e construir projetos. Os laboratórios possuem impressoras 3D, cortadores a laser, cortadores de vinil, fresadoras, computadores com software de design CAD, componentes para robótica e eletrônica e ferramentas de carpintaria.

São oferecidas oficinas, cursos e palestras, disseminando a produção do conhecimento em tecnologia, ciência, arte e inovação.