PREFEITURA DE SÃO PAULO

São Paulo é selecionada pela UCCI para projeto de cooperação internacional relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

O projeto propõe troca de experiências para a implementação da Agenda 2030 e localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

31/07/2019 17h10

São Paulo foi selecionada em uma convocatória de cooperação internacional com a rede União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), no tema de Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que fazem parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Durante a execução do projeto, serão realizadas diversas atividades entre Quito e São Paulo com o objetivo de implementar a Agenda 2030 nas cidades.

De acordo com o Secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, o projeto é de grande relevância para o avanço da agenda dos ODS na cidade - uma das iniciativas prioritárias da Gestão Bruno Covas contemplada no atual Programa de Metas do município. “A cooperação vai contribuir para um plano de ação benéfico não só para identificar estratégias de implementação da Agenda 2030 no âmbito local, mas também servir como um espelho para que outras comunidades possam desenvolver políticas que irão contribuir com as metas globais”, disse.

No decorrer das atividades de cooperação, serão realizadas visitas técnicas, atividades de capacitação, workshops e uma publicação final envolvendo os municípios de São Paulo e Quito, que foi escolhida pela capital por ser cidade laboratório da Nova Agenda Urbana da ONU-Habitat, que desafia as localidades a se tornarem mais inclusivas e sustentáveis.

O projeto de cooperação tem previsão de término programada para o primeiro semestre de 2020, no qual está prevista a realização de um evento em São Paulo para apresentar os resultados, compartilhar boas práticas para todas as cidades da rede UCCI e lançar uma publicação final sobre estratégias de localização dos ODS.

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

A lei 16.817/18 adota a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável como diretriz de políticas públicas no município de São Paulo e compromisso da Prefeitura em relação aos ODS foi reforçado pelo Memorando de Entendimento assinado pelo prefeito Bruno Covas com a ONU em 13 de novembro de 2018.