Prefeitura de São Paulo participa de Encontro Anual da Iniciativa 20X20 em Buenos Aires

O evento reuniu diversas autoridades para compartilhar as iniciativas de restauração florestal

O Chefe de Gabinete da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Rodrigo Ravena, participou do Encontro Anual da Iniciativa 20x20, que ocorreu entre os dias 18 e 19 de junho em Buenos Aires (Argentina). Com o tema “Investimento Privado e Políticas Públicas para Restauração Florestal”, o evento reuniu ministros e secretários de estado e contou com diversas palestras sobre o tema. Entre elas, um painel especialmente dedicado aos governos locais organizado pela rede Cities4Forests sobre as iniciativas atuais de restauração florestal local e as demais ações florestais e ambientais.

Durante o painel, Rodrigo Ravena apresentou as ações da cidade de São Paulo no âmbito de políticas públicas para restauração ambiental. “Durante a minha apresentação, eu destaquei que a cidade estabeleceu uma meta de plantio. Todo mês são plantadas aproximadamente 3000 árvores em calçadas, parques e nas Unidades de Conservação. Além disso, São Paulo possui 110 parques e seis unidades de conservação/parques naturais, que são florestas ou maciços arbóreos que garantem a integridade das ações do Governo Estadual, pois estabelecem corredores verdes para fauna e flora”, explicou o Chefe de Gabinete.

Rodrigo Ravena também reforçou o posicionamento do Prefeito Bruno Covas quanto aos compromissos de preservação e de cumprimento dos acordos e desafios internacionais para preservação ambiental, redução de emissões dos gases causadores do efeito estufa, recomposição dos espaços verdes e florestas, entre outras ações. “São Paulo tem contribuição direta com o Desafio de Bonn, já que estabeleceu como uma das Metas do Governo a prioridade para o plantio na Cidade, por meio do plantio direto realizado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, pela fixação de compensações ambientais voltadas ao plantio e o fornecimento de mudas para plantio direto”, afirma Ravena. “São admitidas apenas espécies que garantam o reflorestamento com a cobertura vegetal originária da Cidade”, finaliza.

O encontro também foi importante para estabelecer contatos com outros participantes de alto nível e interagir com diversos investidores privados que já destinaram mais de USD 2 bilhões para a restauração de florestas na América Latina e que estão buscando ativamente projetos prontos para investimento.

 

Chefe de Gabinete da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Rodrigo Ravena, durante o Encontro Anual da Iniciativa 20x20, em Buenos Aires (Argentina). Ao centro, uma mulher fala ao microfone. Ao fundo, bandeiras de vários países (Brasil, Argentina, Colômbia, Alemanha, entre outros)