São Paulo recebe workshop internacional da Rede de Alagamentos Urbanos C40

O evento acontece de 11 a 13 de junho e conta com a participação de representantes internacionais

Com o objetivo de compartilhar experiências e discutir soluções para o gerenciamento de enchentes, São Paulo recebe a primeira edição do Workshop da Rede de Alagamentos Urbanos da C40, rede global que incentiva a cooperação internacional de grandes cidades no combate às mudanças climáticas. O evento acontece de 11 a 13 de junho na UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz) e conta com a participação de 14 representantes de cidades, como Nova York, Toronto, Filadélfia, Houston, Buenos Aires, entre outros.

A abertura do workshop ocorre em 11 de junho, às 9h, e conta com a presença do Secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, e do Chefe de Gabinete da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ravena.

“O encontro técnico é de extrema relevância, porque permite não só que a Prefeitura de São Paulo apresente as ações da cidade no combate às inundações – uma das iniciativas prioritárias da Gestão e parte do atual Programa de Metas do município -, mas que os representantes internacionais compartilhem experiências, discutam desafios e promovam um intercâmbio de conhecimentos que gere diversas propostas e soluções”, afirma o Chefe de Gabinete, Rodrigo Ravena.

“Acreditamos que o workshop será enriquecedor para todos que se preocupam com o impacto das mudanças climáticas. Participar da organização do evento fortifica os esforços de São Paulo e da C40 em tornar a cidade e o planeta mais sustentáveis para as gerações atuais e futuras”, complementa o Secretário Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes.

A Rede de Alagamentos Urbanos da C40 é baseada nos seguintes fluxos de trabalho: medição, monitoramento e redução de alagamentos urbanos, governança e gestão holística da água. Atualmente, o grupo possui 23 cidades-membro. Entre elas, Nova York, Joanesburgo, Copenhagen, Houston, Toronto, entre outras.


Ações da Prefeitura de São Paulo na Rede C40

Em setembro de 2018, o Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, assinou o Deadline 2020 – Carta de Compromisso com o Acordo de Paris, documento em que as cidades se comprometem a reduzir as emissões dos gases causadores do efeito estufa até 2050 e cumprir com as metas do Acordo. Com a assinatura da Carta, o município passou a fazer parte do Programa de Ação Climática