Prefeitura de São Paulo recebe “Troféu Mama África” do Prêmio África Brasil 2019 por ações de Inclusão, Diversidade e Cultura na Cidade

O evento fez parte da comemoração ao Dia da Libertação da África, celebrado em 25 de maio.

O Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, recebeu o “Troféu Mama África” durante o XIV Prêmio África Brasil 2019, que ocorreu nesta segunda (27), às 19h, na Câmara Municipal de São Paulo. O evento fez parte da comemoração ao Dia da Libertação da África, celebrado em 25 de maio.

“A data celebra o espírito de união dos povos africanos e ensina a todos nós que a diversidade e a união são atributos conciliatórios e fundamentais para a construção de um futuro mais próspero. Hoje celebramos não somente a intersecção da cultura e da história africana entre suas raízes, mas também sua conexão e importância para a cultura brasileira e, mais especificamente, para os paulistanos”, discursou o Secretário de Relações Internacionais durante a solenidade.

Oferecido pelo Presidente do Centro Cultural Africano, Sr. Otunba Adenkunle Aderonmu, o “Troféu Mama África” homenageia personalidades, empresas e governos que se destacam por meio de ações de promoção à Cultura, à Diversidade e à Inclusão Socioambiental do indivíduo afrodescendente.

No âmbito das Relações Internacionais, a Cidade de São Paulo possui 19 consulados africanos e a Secretaria tem desempenhado um papel fundamental para o aprofundamento de parcerias e investimentos que intensifiquem o intercâmbio cultural, social e econômico entre o Brasil e os países africanos, além da inserção do afrodescendente no tecido social do município.

“Nossa intenção é contribuir para a criação de um novo capítulo dentro da história afro-brasileira marcado pelo respeito, pela igualdade e pela troca, acreditando que os tradicionais laços culturais e históricos que nos unem possam aprofundar cada vez mais a amizade entre os nossos povos”, finalizou o Secretário Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes.
A premiação foi parte da Comemoração de Solenidade de Abertura do Dia da África, organizada pelo Escritório Econômico e Comercial da Embaixada da República Árabe do Egito, o Centro Cultural Africano, a Afrochamber e demais apoiadores.


Dia da África
O Dia da África celebra e reconhece as ações de luta contra o colonialismo e o apartheid realizadas pela Organização da Unidade Africana (OUA), criada em 25 de maio de 1963 e precursora da União Africana (UA). Na época, a maioria dos países africanos haviam conquistado sua independência, exceto Angola, Moçambique, África do Sul e Rodésia do Sul. Um dos principais objetivos da organização era incentivar a descolonização desses países.
Hoje, a União Africana (UA) empreende esforços para o crescimento inclusivo e desenvolvimento sustentável, temas da Agenda 2063, que prevê um modelo de desenvolvimento econômico já em curso e reúne todos os seguimentos da sociedade africana.

 

FabioAndrade_RelaçõesInternacionais